Título da Redação: Homem: um ser " biopsiquicosocial"

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há mais de 2 anos por Aleff Sobral


"Guardarei respeito absoluto pela Vida Humana desde o seu início, não farei uso dos meus conhecimentos Médicos contra as leis da Humanidade" O trecho retirado do juramento de Hipócrates é utilizado na colação de grau dos profissionais da área de saúde Ele retrata que desde a idade moderna valores como o respeito e o amor pela vida devem ser qualidades presentes no perfil de quem se propõe a trabalhar com pessoas enfermas. Porém, casos de maus tratos à pacientes e maus atendimentos são cada vez mais comuns na realidade de países como o Brasil. E nesse contexto a busca pelo chamado " atendimento humanizado" só será satisfatória através de uma formação adequada aos profissionais que cuidam da vida.

O grande número de acidentes e erros médicos ,causados pelo cansaço em profissionais da área da saúde ,ilustra o quanto a motivação desses trabalhadores está voltada para o crescimento financeiro e não para a garantia de bem estar dos seus pacientes. Os reflexos dessa motivação são frutos de uma má formação e das péssimas condições de trabalho muito comuns em alguns países. Diante desse quadro, a humanização do atendimento tem buscado unir o uso das tecnologias e o incentivo à sensibilidades de quem trabalha com o ser humano no processo saúde/doença. Sendo assim, É necessário garantir que todo cuidador tenha uma boa formação acadêmica.

Um dos grandes problemas que resultam num mal atendimento aos enfermos é a falta de entendimento de que o processo natural da doença acomete não só o corpo, mas também a mente, as crenças e as relações sociais de cada indivíduo. Dessa forma o profissional da área de saúde deve ser treinado para saber interagir com um ser no âmbitos biológico, psicológico, social e religioso. Caso contrário só será possível enxergar a "carne" que adoece e obviamente só serão tratados os aspectos físicos do enfermo.
Fica claro,portanto que apesar dos investimentos com novas tecnologias para o atendimento à saúde serem importantes, a formação de profissionais compromissados com a vida ainda representa o papel central da humanização. Desse modo, as instituições que formam os futuros profissionais da saúde devem implementar sua grade de conteúdos com disciplinas como psicologia e sociologia , garantindo assim a formação de profissionais motivados e compromissados com a saúde em todos os âmbitos.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Carlanne Santos

    Primeiro parágrafo: 1) coloque ponto depois de “humanidade” e “saúde”; 2) “O trecho, (*) retirado do juramento de Hipócrates, (*)”; 3) à pacientes – sem crase; 4) através = por meio de; Segundo parágrafo:5) incentivo à sensibilidades = ou você coloca incentivo à sensibilidade ou usa sensibilidades e não coloca crase. Terceiro parágrafo: 5) mal atendimento = mau atendimento; Bom texto, com poucos erros de norma culta e tratou corretamente do tema. Continue assim!

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás