Título da Redação: Depressa, precisamos atender a todos!

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Albert Batista


Trata-se por humanização a boa qualidade nos serviços e o bom relacionamento. Na área da saúde, tal relacionamento apresenta-se indispensável na efetividade do tratamento dos pacientes, contudo, no Brasil, com destaque para a rede pública de atendimento, evidencia-se uma quantidade cada vez maior de pacientes para cada médico disponível. Dessa forma, não é de se estranhar atendimentos cada vez mais rápidos e lista de exames cada vez maiores.
Médicos sobrecarregados não conseguem prover serviços humanizados. Nesse sentido, quando não se tem muito tempo, confiar na tecnologia e atribuir a atenção à resultados precisos acaba se sobressaindo a ouvir tudo aquilo que o paciente tem a dizer; o que prejudica o relacionamento. Tal fato é tão notável na sociedade brasileira, que o governo federal adotou um projeto chamado "Mais Médicos" para trazer profissionais estrangeiros com o intúito de prover melhor atendimento nas áreas mais carentes.
Além disso, vale ressaltar que, mesmo com a necessidade de suprir a demanda de médicos resolvida, é possível que esses profissionais continuem com o hábito de atender seus pacientes de forma rápida e mecânica. Não é difícil, encontrar médicos que atuam na rede pública e privada, intercalando horários, terem seu métodos de atendimento questionados, muitos deles, nem se quer lembram os nomes de seus pacientes sem a consulta do prontuário.
Faz-se necessário, portanto, que o estado siga adiante com os projetos já estabelecidos para suprir a demanda das regiões mais críticas, mantendo as avaliações do "Revalida" para certificar a qualidade dos profissionais que aqui chegam. Acresce a isso, a necessidade de serem feitas palestras educativas no quesito: relações entre médicos e pacientes, para estudantes e profissionais de todas as áreas de saúde. Dessa forma, esse sério problema poderia ser atenuado, e pacientes não mais seriam tratados como peças em linha de montagem.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Enviado por Anderson Soares Abrantes

    Eu achei sua redação muito boa, mas da mesma forma que aconteceu em outras redações, você teve como foco somente o profissional médico e não levou em consideração a importância dos outros profissionais da saúde, o título não ficou bom, e no trecho "...atribuir a atenção à resultados precisos..." este "a" antes de "resultados" não tem crase, no trecho "Não é difícil, encontrar médicos que..." não há necessidade de vírgula. Enfim, achei a redação muito boa, com boa argumentação, boa introdução, bom desenvolvimento, e na conclusão você deu uma solução para o problema, eu acho que isso é muito bom, mas acho que sua solução foi muita específica, quer dizer, será que só isso vai resolver o problema? Valeu!? Espero que goste da minha avaliação.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás