Título da Redação: Dados e diagnósticos

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Vitrolinha


Profissionais da saúde em meio à sua rotina movimentada, onde o tempo é escasso, podem esquecer de que há seres humanos em sua volta necessitando de humanização em seus atendimentos.
O PNHAH - Programa Nacional de Humanização de Assistência Hospitalar, procura aliar um bom atendimento às tecnologias, oferecendo assim um tratamento de qualidade, sem deixar de ser humano ou trocando o contato médico-paciente pelas máquinas, se preocupando em auxiliar o paciente para que ele não se estresse em seu tratamento.
Todavia, a Faculdade para Médicos e Cirurgiões da Escola de Medicina da Columbia University, também busca a humanização, porém acredita que ouvir é importante, por isso formou o Programa de Medicina Narrativa, onde o médico ouve o que o paciente tem a oferecer, pois diversas vezes, problemas pessoais causaram a doença e podem ajudar no diagnóstico.
Levando em consideração esses aspectos, é necessário que profissionais capacitados se comprometam em cuidar de seus paciente, não os vendo como dados para o diagnótico e sim como humanos que precisam de auxílio.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Enviado por Anderson Soares Abrantes

    Eu vou ser sincero, eu não gostei da sua redação. Eu acho que sua redação ficou parecendo uma 'salada' de argumentos que sai de lugar nenhum e vai pra lugar nenhum. Na introdução (se é que isso é uma introdução, você me desculpe), achei que a ideia de relacionar a escassez de tempo e a rotina movimentada dos profissionais da saúde com a falta de humanização no atendimento à saúde é um bom argumento, acho que esse deveria ter sido o núcleo do argumento do seu texto e você deveria ter feito o desenvolvimento com base nisso, não a introdução. Mas, no segundo parágrafo você já fala de outra coisa, não segue uma linha de raciocínio contínua, e no terceiro parágrafo parece que já está falando de outra coisa. Eu não consigo diferenciar, exatamente, onde é a sua introdução e o seu desenvolvimento. Eu só consigo saber onde é sua conclusão, isso porque você dá uma solução para o problema, mas uma solução muito generalista, quer dizer, você diz "...é necessário que profissionais capacitados se comprometam em cuidar de seus paciente[s]..., mas "cuidar" como? O que significa esse "cuidar"? Percebe que sua conclusão poderia ter ficado muito mais 'rica' se você explicasse isso? Você poderia ter dito, por exemplo, que o profissional de saúde deveria escutar melhor o paciente, dar mais atenção a ele, observá-lo melhor, ser mais atento aos exames e necessidades do paciente, entre outras coisas. E também sua redação parece ser mais uma que entende que o único profissional de saúde é o médico, esquecendo-se dos demais profissionais da área da saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, entre outros). Enfim, essa é minha opinião, espero que tenha lhe ajudado.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás