Título da Redação: Cuidado e atenção: remédios eficientes

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há quase 3 anos por Gustavo Paiva


Os médicos atualmente dispõem de várias ferramentas advindas dos avanços tecnológicos para garantir saúde à população. Todavia, também faz-se necessário maior atenção e cuidados por parte dos profissionais da saúde para com seus pacientes, a fim de tornar o serviço prestado mais terno e humano.
A tecnologia e os recursos humanos devem ser empregados corretamente para que haja qualidade nos serviços de saúde. Nos ambientes em que não é administrada uma boa relação entre pacientes e profissionais, são perceptíveis os conflitos. No Brasil, por exemplo, são comuns hospitais e clínicas que não apresentam medicamentos e recursos tecnológicos e humanos, o que piora bastante a relação entre usuários do serviço e os profissionais da área.
A atitude dos médicos é tão importante quantos os medicamentos no que se diz respeito à melhora dos pacientes. O simples fato de dar ouvidos a um paciente muitas vezes já se torna um remédio poderoso. Em Nova York, foi criado o Programa de Medicina Narrativa, que visa justamente uma maior atenção aos usuários do serviço de saúde, e que apresentou resultados positivos, pois diminuiu a quantidade de mortes relacionadas a esse descaso dos médicos.
Dado o exposto, é evidente a importância de tentar sempre humanizar os serviços de saúde para torná-los mais agradáveis e eficientes. Para isso, podem ser feitas reuniões que integrem mais os pacientes e os médicos, estreitando relações, além de campanhas que incentivem e alertem a esses profissionais a relevância da atenção e carinho para a melhora de seus pacientes.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Mariana Pacheco

    ARGUMENTAÇÃO 1) "No Brasil, por exemplo, são comuns hospitais e clínicas que não apresentam medicamentos e recursos tecnológicos e humanos, o que piora bastante a relação entre usuários do serviço e os profissionais da área." - Por que isso não acontece aqui? - É preciso problematizar o que é observado por você a fim de delinear e fundamentar ponto de vista. Não basta identificar o problema; é preciso evidenciar suas críticas. 2) O terceiro parágrafo é mais expositivo; priorize a argumentação. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 1) "Para isso, podem ser feitas reuniões que integrem mais os pacientes e os médicos" - Como isso é viável? Como isso pode ser incentivado e garantido? 2) "além de campanhas que incentivem e alertem a esses profissionais a relevância da atenção e carinho para a melhora de seus pacientes." - Quais seriam os possíveis agentes responsáveis por tal ação? -> Procure detalhar suas propostas a fim de demonstrar maior conhecimento e domínio crítico em relação ao tema e seus aspectos problema.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás