Título da Redação: Contrato de saúde

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há mais de 2 anos por aldrei costa


Segundo Hobbes, o Estado e seus representantes políticos mantêm-se no poder por meio de um contrato social , no qual-lhes é atribuído o dever de promover o bem-esta da população. Contudo o que se percebe atualmente e a precariedade dos serviços públicos, principalmente na área da saúde.
A falta de leitos hospitalares, ,infraestrutura inadequada e médicos despreparados, já tornaram- se questões polêmicas na mídia. Há inclusive alguns esforços por parte do governo através do programa Mais Médicos de importar profissionais e leva-los para localidades carentes e distantes dos grandes centros.
Notadamente uma das raízes do problema encontra-se na própria graduação de medicina. Encarada com fonte de status social e enriquecimento pessoal, ela e um dos cursos mais concorridos nos vestibulares nacionais. Não raro, são divulgados casos do comércio ilícito de venda de vagas em universidades , tudo isso propicia a formação de médicos negligentes e desqualificados , agravando o quadro da saúde publica brasileira.
A falta de recursos e estratégias na gestão e sempre mais dramática na área da saúde, uma vez que a população menos favorecida e diretamente atingida, acarretando em perdas humanas muitas vazes.
Contata-se, portanto, que o bem estar preconizado por Hobbes está comprometido. É necessário que governo invista em hospitais e pronto-socorros, equipando-os para suprir as necessidades da população e que também amplie a quantidade de vagas em medicina nas instituições federais e estaduais, afim de reduzir as disparidades sócio-espaciais e garantir a efetividade do direito à saúde dos cidadãos.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Enviado por André Fillipe

    Olá Aldrei. Li sua redação e gostaria de pontuar algumas coisas. Na primeira leitura achei-a muito boa. Mas depois quando li novamente encontrei alguns detalhes que quero lhe falar. Senti uma desatenção na acentuação, pois faltou acentos em várias palavras. Alguns poucos erros ortográficos. Introdução Você usou uma excelente estratégia ao fazer uma citação. O título também ficou excelente, mostrando um link entre o assunto. Porém, achei que você abordou o tema superficialmente, talvez até fugindo um pouco do objetivo proposto. O tema é A Humanização no Atendimento à Saúde e você focou na precariedade da saude de um modo geral, não chegando nem a tocar no assunto de humanização na sua introdução. II parágrafo Você misturou um lado negativo com um positivo no mesmo parágrafo ao falar mal da estrutura e falta de leitos e do governo criando o mais médicos que é um programa que visa beneficiar a cidades do interior. Nao ficou claro seu posicionamento. E mais uma vez não tocou diretamente no tema da Humanização. III parágrafo Neste parágrafo você chegou ao tema. Ótimo. Mas poderia ter ficado melhor se este tópico fosse tratado na introdução. E ainda assim seu foco foi a saúde pública de um modo geral e não o tema solicitado. IV Parágrafo Ficou uma informação um tanto desconexa. Seria melhor encaixar esta informação em um dos parágrafos anteriores como uma das consequências. Conclusão Mais uma vez foi excelente seu link com a citação da introdução e aqui na conclusão . Você foi correto em dar a solução, porém sua solução resolve diretamente a precariedade da saúde, o que não quer dizer que resolverá a humanização no atendimento à saúde. O termo disparidade sócio-espacial ficou vago na minha opinião. Percebi que você tem uma boa noção para escrever. Demonstra conhecer estratégias. Acredito que o vacilo foi fugir um pouco do tema. Voce chegou a ler a proposta? La trata do fato do médico nao ouvir o paciente, do paciente se sentir mal e até agravar sua doença por falta de atenção e feedback a ele. Bem, aho que é isso. Mas acho que você está no caminho certo. Boa sorte

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás