Título da Redação: Cenário de Desumanização

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Rayllane Nunes


Um atendimento humanizado à saúde, pressupõe a fusão de serviços tecnológicos eficientes e o bom relacionamento entre usuários e profissionais. Entretanto, o atual sistema de saúde apresenta um cenário distante do ideal, evidenciado na insatisfação da sociedade.
Hoje, segundo o site Agência Brasil, 93% dos brasileiros afirmam-se descontentes com os atuais sistemas de saúde, público e privado, o que é efeito de fatores negativamente consideráveis. A má distribuição de médicos no país somada à falta de investimentos estruturais, comprometem a qualidade de atendimento à população, além de estarem diretamente ligados aos conflitos entre profissionais e pacientes.
Tais conflitos, relacionam-se em boa parte com o descaso e a negligência provenientes de profissionais, que muitas vezes chegam a tratar seus pacientes de forma grotesca e desumana. Desse modo, é validada a necessidade de aplicar-se ao pensamento do fundador da psicologia analítica Carl Jung, quando ele afirma: "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."
Portanto, é nítida a indispensabilidade de sérias medidas no intuito de transformar a realidade do vigente atendimento à saúde. Assim, são primordiais os investimentos governamentais, além da elaboração de leis que promovam ações de denúncias ligadas às agressões, sejam elas morais, psicológicas ou físicas advindas dos profissionais. Desse modo, é possível de maneira eficaz, mudar este cenário de desumanização.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Júlia Mazzoccante Borges

    Olá (: Você apresentou boa capacidade de escrita. Contudo, seu texto carece de mais profundidade argumentativa, bem como de informações que exponham a situação vivida pelos pacientes. Seria interessante fornecer exemplos concretos relativos aos tipos de violência e desumanização vivida por alguns pacientes, as gestantes, por exemplo. Ademais, atente-se ao seu projeto textual, a proposta de intervenção deve estar diretamente relacionada ao desenvolvimento da problemática.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás