Título da Redação: A tecnologização da medicina

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Marina Silva


O avanço da tecnologia tem trazido benefícios para a humanidade , principalmente na área da saúde . Um revés de todo esse desenvolvimento é a formação de profissionais cada mais técnicos , preocupados com números , prontuários , e com tudo que a tecnologia pode oferecer , mas se esquecendo da parte humana de seu paciente . Aliada a parte biológica e fisiológica do corpo humano existe uma influencia forte do psicológico do paciente , exigindo que o médico não se esqueça que ali existe uma pessoa que pode lhe dizer muito mais que resultados de exames .
Não é raro ouvir-se casos de médicos e enfermeiras que mal olham no rosto de seus pacientes e o tratam como se fossem objetos . E também já são inúmeros os casos de erros na medicina devido a um diálogo não efetivo com o paciente que poderia dar informações preciosas para um diagnóstico mais preciso . A medicina é uma ciência que trata diretamente com seres humanos e por isso deve ser essa sua prioridade , buscando um melhor tratamento de acordo com as limitações e possibilidades do paciente .
Mas o que vemos no Brasil é um extremo descaso com a Saúde primária , essa que busca um vínculo com o paciente antes mesmo de ele ficar doente . Podendo assim conhecer melhor a pessoa e com isso passar um tratamento quando precisar e de acordo com as necessidades . Devido a desvalorização dos profissionais , a saúde primária, por esses usarem menos a tecnologia e mais o dialogo , tornou-se um ramo esquecido da medicina , quando deveria ser o mais importante , pois um acompanhamento médico constante evitaria que muitas doenças ocorressem e com isso desobstruíria outras áreas .
Por mais que os avanços tecnológicos sejam de grande valia para a medicina , não se deve esquecer da parte humana . Um maior investimentos para formar profissionais capacitados para lidarem com o seress humano em sua totalidade e atendendo o paciente em todas as suas necessidades traria melhoras efetivas no sistema de saúde brasileiro .


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Não existem comentários. Seja o a comentar neste texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás