Título da Redação: A humanização do atendimento de saúde no Brasil

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há quase 2 anos por Mayra


A sociedade contemporânea é marcada pelo avanço da medicina e da engenharia genética. Entretanto, é evidente o retrocesso na formação profissional de médicos, enfermeiros e demais especialistas de saúde, visto que a falta de ética e a desumanização do atendimento têm se manifestado em diversos ambientes, com ênfase em hospitais públicos, porém não extintas em meios particulares. Diante disso, investiga-se fatores responsáveis pela situação, sobressaindo-se a atual forma de ensino e a ineficiência de políticas públicas.
Primeiramente, observa-se que cursos de medicina, assim como demais da área de saúde, estão cada vez mais técnicos e apáticos menosprezando, por vezes, a relação humana, sentimental e emocional dos pacientes. Deste modo, surgem críticas e queixas em relação à forma como é feita uma consulta, por exemplo, não havendo diálogo entre as partes. Além disso, ao se tornar um médico é necessário entender que não se resume somente a consultas e indicações medicamentosas, mas ao ato de cuidar, doar-se a uma causa, entregar-se a um propósito e tentar ao máximo aliviar o sofrimento dos enfermos.
Apesar de o Brasil apresentar um programa gratuito de atendimento, SUS (Sistema Único de Saúde), vê-se ainda uma enorme carência, seja ela de medicamentos, de infraestrutura e de profissionais éticos e capacitados. Assim, a ausência de humanização é recorrente, sobretudo, em relação a indivíduos com condições financeiras inferiores, como foi visto recentemente o deboche de um médico, através de redes sociais, da forma como um paciente pronunciou o nome de certa doença.
Entende-se, portanto, que um profissional de saúde precisa estabelecer uma conexão com o paciente, havendo diálogo, confiança e respeito. Além disso, o Estado deve se atentar para as questões do ensino tecnicista, de modo que o ser humano, em sua parte sentimental e humana, prevaleça como protagonista. Ademais, é substancial o investimento em políticas públicas: melhorar a infraestrutura de hospitais e postos de saúde, aprimorar o SUS e selecionar profissionais éticos e responsáveis, que trabalhem com dignidade e humanização.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás