Título da Redação: A chaga do atendimento

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há cerca de 3 anos por andressa tavares


"Conheça todas as teorias,domine todas as técnicas,mas ao tocar uma alma humana,seja apenas outra alma humana". Esta frase do psiquiatra suíço Carl Jung diagnostica a doença de que a Medicina atual sofre: a falta de humanização no atendimento.
Ser médico,principalmente no Brasil,significa ser dono de um futuro promissor,ou seja, ter condições de sustentar os luxos considerados essenciais pela sociedade. Devido a esta supervalorização da carreira,muitos são convencidos de exercer a medicina desde cedo; por esse motivo,há aqueles que entram na profissão sem possuir afinidade ou sem saber lidar com o sentimento humano.
Nesse contexto,todo o estresse causado pelo cotidiano ou pela frustração da carreira imposta produz chagas no atendimento à saúde. Assim,pacientes são negligenciados e não recebem a atenção necessária,o que pode gerar consequências ainda mais séria,e em certos casos,a morte.
Outro fator que provoca o distanciamento entre o médico e o paciente é a inexistência de infraestrutura,poisassim como o corpo somente executa suas funções caso os órgãos trabalhem todos em harmonia,um atendimento de qualidade necessita de tecnologia atualizada e operante.
O exercício da Medicina,portanto,precisa de profissionais competentes,que saibam aliar razão e emoção. Trata-se,então,do fator afinidade,para isso, a sociedade tem de valorizar igualmente todas as profissões,priorizando a qualidade e não a quantidade de mão de obra. Além disso,é essencial que haja programas nas universidades que incentivem o trabalho em comunidades carentes,a fim de que o contato humano se especialize,curando as chagas do sistema de saúde.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Enviado por Maria Isabel

    Eu concordo que deveria ter ficado claro no primeiro parágrafo que tal "doença" faz parte de todo o sistema de saúde. Mas não vejo problema no fato de a argumentação ter sido focada na classe médica. Na conclusão você poderia ter colocado que : assim como em qualquer área, a medicina precisa de profissionais competentes... E acrescente como as universidades podem incentivar esses trabalhos em comunidades carentes.

  • Enviado por Anne Lima

    O sistema de saúde não é composto apenas por médicos, de que adianta vcs terem medicos melhores e os enfermeiros serem grossos? Os tec. de enfermagem seres "desumanos"? Seus argumentos estão fracos, o tema é humanização na saúde, você poderia ter falado sobre como as pessoas carentes são tratadas quando chegam em um hospital publico, sobre como os profissionais em geral agem em contato com seus pacientes, sobre o médicos também, mas focar só nele não é falar sobre o tema.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás