Título da redação:

Geração tecnocientífica

Tema de redação: Geração ‘Z’: o descrédito para o futuro ou o avanço sem limites?

Redação enviada em 11/07/2015

Os jovens, nascidos após a década de 90, são considerados a “Geração Z”, cuja principal característica é a velocidade com que eles recebem notícias em escala global através dos meios eletrônicos, como computadores, celulares ou tablets. No entanto, a grande quantidade de informações e convívio em redes sociais afeta os seus relacionamentos externos e que, consequentemente, provocam alterações em meio social. A “Geração X”, com contexto no Movimento Hippie – Estados Unidos, década de 80 - contrapõe características da “Z”, porque os adolescentes desse movimento não possuíam o acesso a redes sociais, logo, viviam de modo libertador, de acordo com princípios do movimento. Após a Segunda Guerra Mundial, o ideal de globalização, atingiu a imprensa que implantou a necessidade do consumo em massa à população mundial, logo, provocou o acúmulo de lixo eletrônico em locais inapropriados, como terrenos baldios, ou margem de rios, afetando, assim, a biodiversidade da fauna e flora local. Agressividade e depressão são as principais características dos “Zapeadores”, pois estão, na maior parte do seu tempo, nas redes sociais, ou em jogos eletrônicos, isto é, não possuem o contato direto com pessoas e podem estafar o seu aparelho neural. A Corrida Marítima Luso-Portuguesa atual, ou seja, o mercado de trabalho tem grande influência sobre esses jovens, porque a família torna-se menos presente âmbito familiar. No entanto, essa geração é portadora de criatividade que se utilizada corretamente pode gerar grande avanço tecnológico. É possível observar que a “Geração Z” desencadeia alterações em meio social, dessa forma, é necessário que o Governo Federal e a Escola desenvolvam projetos que auxiliem na criatividade do aluno e na forma como ela será aplicada a favor da evolução tecnocientífica. Além disso, a família deve participar mais da vida de seus filhos, isto é, ter mais diálogo entre ambos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê. Assim, será possível, longo prazo, que a geração pós década de 90 altere positivamente o contexto social em que vivem.