Título da redação:

Geração digital

Tema de redação: Geração ‘Z’: o descrédito para o futuro ou o avanço sem limites?

Redação enviada em 04/08/2015

No mundo contemporâneo, as gerações foram influenciadas pelas mudanças socioeconômicas de cada período. Assim, tem-se a geração Z de zapear, que se refere a indivíduos nascidos a partir da década de 90, do século XX, bem no fim da Guerra Fria. Desse modo, é a geração que consegue assistir à televisão, conectar-se a internet e ouvir música ao mesmo tempo. No entanto, há o que se discutir sobre essa cultura virtual que, muitas vezes, faz que com os jovens não tenham limites morais. A partir a segunda metade do século XX, houve a revolução tecno-cientifica -informacional que proporcionou descobertas e evoluções no campo tecnológico , dessa forma a geração Z nasceu sob um mundo globalizado em que a tecnologia está em constante expansão e a sociedade é impulsionada pelo consumo. Por um lado, a informação que a juventude dispõe, bem como a rapidez com que as notícias são processadas, deveriam ser aliadas no processo de convívio interpessoal, no entanto o que se observa é a substituição do contato físico pela tela virtual e mensagens de texto. Em outro aspecto a ser abordado, a família é vista de outra forma pela geração Z, assim para os jovens os familiares devem ser colegas e parceiros, o que ocorre em muitos lares, logo as figuras de autoridade que deveria ser imposta pelos pais, inexistem. Dessa forma é a geração que tem dificuldade de obedecer a limites como os impostos pela escola e pelo mercado de trabalho, por exemplo, em relação ao uso do celular em horas inapropriadas como no decorrer das aulas ou em reunião. Do mesmo modo, esses jovens passam horas conectados no mundo virtual, sem a percepção da passagem do tempo, além disso, a dificuldade de ficar longe dos aparelhos eletrônicos é considerada um transtorno psicológico chamado nomofobia e é dado como consequência da subordinação á tecnologia. Por tudo isso, a geração Z avança sem limites e com dificuldades em distinguir o mundo virtual do real, o que pode ocasionar um descrédito para o futuro. Sendo assim, as escolas devem utilizar a tecnologia a favor do conhecimento, através de grupos de estudos virtuais e aplicativos que se somem as aulas e , também,incentivem a convivência interpessoal através de saraus, oficinas de artes e de teatro e atividades esportivas entre os alunos. Dessa forma, para que se tenha jovens menos individualistas e com responsabilidade, a família deve impor limites e incentivar outras formas de diversão como passeios com amigos.