Título da redação:

Geração da Internet: do isolamento ao vício

Tema de redação: Geração ‘Z’: o descrédito para o futuro ou o avanço sem limites?

Redação enviada em 15/07/2015

Desde a metade da década de 90, o mundo vem passando por uma grande revolução tecnológica. O surgimento de computadores, celulares, tablets e principalmente da internet, proporcionaram o aparecimento da atualmente conhecida Geração Z. Hoje com todas essas tecnologias presentes no dia a dia, os indivíduos estão se tornando cada vez mais isolados, e em alguns casos acabam até mesmos viciados nesses aparelhos tecnológicos. Em primeiro lugar pode-se citar o fato das crianças dessa geração desde muito pequenas terem acesso a várias tecnologias. Brincadeiras do dia dia e colorir desenhos, já não fazem mais parte do cotidiano da nova geração, que prioriza acima de tudo os seus smartphones e o acesso à internet. As consequências deste fenômeno, são principalmente a diminuição das interações sociais, fazendo com que as crianças se sintam mais isoladas e com isso possam até mesmo desenvolver algum tipo de doença psicológica. O uso excessivo desses aparelhos eletrônicos também traz malefícios para os indivíduos. Muitas vezes essas tecnologias se tornam tão presentes na vida das pessoas, que elas simplesmente não conseguem mais viver sem estar conectados à internet. Isso pode ser refletido, por exemplo, nas salas de aula, onde a maioria das vezes atualmente, os alunos passam grande parte do tempo utilizando celulares, o que prejudica muito o aprendizado desses indivíduos. Fica evidente, portanto, que as tecnologias podem ter vários benefícios, quanto malefícios também, como por exemplo o isolamento e o vício nesses equipamentos. A escola deve procurar debater o assunto e incentivar as crianças a usar esses aparelhos eletrônicos como uma ferramenta para aprendizagem, de preferência nas séries iniciais, para que essas pessoas cresçam sabendo utilizar essas tecnologias de forma consciente. A mídia deve criar campanhas alertando sobre o perigo do uso excessivo de equipamentos eletrônicos, que devem ser principalmente aplicadas na internet, a fim conseguir atingir esse público-alvo.