Título da redação:

Auxiliadores da realidade

Tema de redação: Geração ‘Z’: o descrédito para o futuro ou o avanço sem limites?

Redação enviada em 16/07/2015

Na contemporaneidade, é nítido perceber um contraste entre gerações, onde, a tecnologia influencia diretamente no modo de vida interpessoal. Contudo, todo esse advento promove inúmeros debates entre estudiosos, pois é notória uma maior conectividade, principalmente entre jovens, ocasionando uma diminuição na verdadeira interação social. Dessa forma, cabe analisar os reflexos que essas mudanças de comportamento têm sobre os jovens, envolvendo o viés social e sistemático da atualidade, com vista a possíveis mudanças desse panorama. Primeiramente, nota-se, um crescente apelo a mídias sociais para haver uma “interação” entre pessoas. Isso se dá por uma facilidade proporcionada pela vida no mundo virtual, onde o anonimato pode ser um fator estimulante, principalmente para aqueles que convivem com uma dificuldade em socialização. Assim, ao evidenciar toda a dependência tecnológica e uma ampliação de falsa interação social, observa-se que o sistema tecnológico em questão nos trás, junto à modernidade, problemas relacionados ao simples convívio. Todavia, é interessante ressaltar o que todo esse avanço proporciona a população. Podendo ser exemplificado pela intensa globalização, onde, a troca de informações ocorre a cada instante por diversas pessoas ao redor do mundo, desconsiderando a existência de barreiras ou limites. Característica esta bastante importante dos jovens, pois já nasceram em meio a todo esse panorama, o que lhes fornecem uma melhor adaptação em relação aos mais velhos. Frente aos argumentos supracitados, ratifica-se que em meio a tantas novidades, proporcionado pela tecnologia, toda a sociedade evolui para uma maior dependência desses meios. Logo, soluções para a problemática em questão, provem de uma sensível diminuição dessa situação, onde, os meios tecnológicos passem a ser apenas auxiliadores da vida real, sem ter tanto impacto no cotidiano. Isso poderia ser proporcionado pelos principais grupos sociais, como na escola e no meio familiar, por meio de palestras ou na realização de atividades em grupo. Para que enfim se ganhem a maturidade necessária e possam diferenciar o lado virtual do real.