Título da redação:

A Frente e Avante

Tema de redação: Geração ‘Z’: o descrédito para o futuro ou o avanço sem limites?

Redação enviada em 31/07/2015

Toda tecnologia foi e é desenvolvida para aumentar a produtividade, desde o arado até os computadores e a frente. As gerações anteriores a revolução digital, ocorrida na década de 90, tinham um ritmo menor ao que se vive hoje. Nos tempos atuais quando um aluno não consegue resolver um exercício só precisa digitar algumas palavras em um buscador e terá uma miríade de informações sobre o assunto pesquisado. Que época maravilhosa onde pode-se aprender tudo sobre tudo. Porém, há tanta informação interessante que é preciso saber o que se aprofundar. Quem gostaria de saber um pouco de cada coisa mas nada aprofundado de tudo? Ao longo do tempo a humanidade produziu cultura e conhecimento científico que ocupa grande parte da rede de computadores. Tudo isso está praticamente ao toque de qualquer mãos, o que leva jovens/adultos que ainda não amadureceram a passar longos períodos sem produzir mesmo estudar algo significativo. Marcam pontos em jogos sem sentido e participam de interações nem sempre saudáveis nas redes sociais. Esquecendo que logo chega o vestibular, o estágio, o emprego e as dívidas. Raras exceções ganham dinheiro com tais atividades. Todavia, a grande maioria terá um emprego mais tradicional e terá teu potencial castrado por horas de ócio e devoção ao nada. Portanto, em algum momento é necessário que os adolescentes/jovens adultos sejam encaminhados para uma meta para suas aptidões e desejos que contribuirão para a sociedade, seja nas artes ou nas ciências. Entretanto, sabe-se que não há como desconecta-los nem é isso o correto, é preciso unir estudo e evolução com a rede e sua interação. Assim, pode-se incentivar o uso de aparelhos eletrônicos nas aulas, tanto nas escolas como nas faculdade. Consultas a "Web", programas, livros e etc. Há um universo vasto para ser explorado junto a educação. Tornar esses recursos partes oficiais do modelo de ensino no país. Tudo de forma regulamentada e fiscalizada para não causarem prejuízos ao estudo. Com isso tem-se um avanço nas habilidades e interesses dos que participam das atividades, tornando uma geração acostumada com o manejo produtivo da internet.