Título da redação:

A ferramenta

Tema de redação: Geração ‘Z’: o descrédito para o futuro ou o avanço sem limites?

Redação enviada em 18/02/2016

Quem nasceu a partir dos anos 2000, desde pequenos possui acesso acesso à internet, possui smartphones e usa redes sociais, trocando informações o tempo inteiro. Professores detestam que essas tecnologias sejam usadas em sala de aula, pois devia atenção dos alunos e diminui o aprendizado. Nossos celulares estão nos tornando mais burros? Há quem diga que estamos nos tornando pessoas rasas, com pouca atenção em qualquer atividade empregada. Não somos bons em multitarefas, o único de fazer uma tarefa bem é fazer só ela. Estamos expostos a muita informação e isso nos distrai. Por outro lado, nunca fomos expostos a tanta informação. Descobrir o caminho até um novo restaurante nunca foi tão fácil, nem precisamos decorar o caminho, o GPS faz isso. Isso libera nosso cérebro para outras atividades, como dirigir. Não é necessário decorar qualquer informação sem um bom motivo, aprendemos nosso número de telefone, enquanto o número das outras pessoas, salvamos na memória do celular. Nosso cérebro não teria a capacidade de lembrar de todos números da nossa lista telefônica. A melhor parte é que nosso cérebro é capaz de incorporar a tecnologia como parte de nós, fazendo com que apenas seja necessário aprender a fazer as ligações certas, como se o armazenamento em nuvem não fizesse menos parte do nosso corpo ou seria semelhante a usar papel em caneta para calcular algumas frações algébricas. A internet é uma ferramente, o segredo é aprender a usá-la, esse é o único desafio para a sociedade, aulas de informática tem essa função, se ensinarmos nossas crianças na escola à usar smartphones para reforçar lições em casa e não usar para trocar mensagens com os colegas na sala de aula não estaremos nos tornando mais burros.