Título da redação:

A busca pela extermínio do silêncio da geração silenciosa

Tema de redação: Geração ‘Z’: o descrédito para o futuro ou o avanço sem limites?

Redação enviada em 15/07/2015

A chamada Geração Z é caracterizada por pessoas que nasceram a partir de meados da década de 1990. É uma geração surgida conjuntamente com o avanço das novas tecnologias, acompanhando o mundo tecnológico ou virtual. É a primeira geração a amadurecer virtualmente e a última a fazê-lo nas relações interpessoais. Os jovens do século XXI nasceram em uma era completamente digitalizada, na qual os pais permaneciam a maior parte do dia no mercado de trabalho, convivendo, assim, com padrastos e madrastas que costumavam ter um papel pouco definido na família, além da sensação de insegurança, possibilitando, dessa forma, o maior acesso ao mundo através da internet. Assim, as relações ganharam em igualdade e perderam em maturidade, pois os jovens sabem o que fazer frente ao mundo virtual, mas não sabem como lidar com suas relações interpessoais, a exemplo da falta de maturidade vale citar o caso de automutilação das fãs por causa da saída de um membro da banda “One Direction”. A juventude atual possui valores frágeis e limites morais confusos, a exemplo disso pode-se citar um menino que bebe bebidas alcóolicas já ter entrado em coma alcóolico ou ser visto como herói da sala de aula de ensino médio. Além disso, um estudo feito pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) apontou que 39% dos quatrocentos jovens entrevistados concordaram que roubar é algo que muita gente faz. Com isso, torna-se evidente a necessidade de inversão de valores para a salvação da maturidade da juventude que não dá valor ao mercado de trabalho por não saber lidar com colegas ou por simplesmente terem dinheiro assim que pedirem aos seus pais. Fica claro, portanto, que medidas de médio e longo prazo para auxílio dos jovens da era digitalizada sejam tomadas, entre elas: propagação de palestras por parte das escolas explanando a necessidade da busca pelo equilíbrio por parte dessa geração. As ONGs podem auxiliar na doação de verba para a criação de comerciais de TV por parte da mídia que mostrem o futuro da geração Z se permanecer na dependência. Agindo assim, estarão contribuindo para a solução da imaturidade da geração silenciosa.