Título da redação:

Esporte no Pais do Futebol, um instrumento de inclusão

Tema de redação: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 02/09/2015

Segundo Aristóteles, a interação do homem é algo natural e inerente a ele. O esporte no Brasil está intrínseco na cultura e a pratica deste é a comprovação desta teoria do filosofo. Uma vez que, esse promove a interação social além de acarretar inúmeros outros benefícios ao ser humano. Conhecido como: ‘’O país do futebol’’ o Brasil tem sua cultura marcada fortemente pelas praticas esportivas. Por conseguinte, diversos programas sociais propiciam por meio dessa a cidadania e ensinam o enorme potencial do esporte de socializar indivíduos de diferentes classes, gêneros, religiões, entre outras disparidades. Ainda mais, a pratica esportiva produz uma serie de valores em seu contexto. Segundo dados do IBGE serca de 72% dos jovens que praticam algum esporte regularmente são mais sociáveis e constroem melhores vínculos afetivos. O trabalho em equipe e o respeito às regras são alguns exemplos essenciais para desenvolver a sociabilidade, ademais a inclusão social. Infelizmente, no Brasil os ambientes onde pode ser efetivada essa forma de socialização são escassos e sem qualidade. Tendo em vista a forte ferramenta de inclusão social que o esporte é ele tornou-se método de criação de oportunidades e forma de auxilio para uma melhor perspectiva de vida à jovens e crianças carentes. Como resultado, propicia a esses os diversos valores proporcionados pelo esporte, bem como, uma vida saudável e a conscientização contra o mundo do crime. Tornando com isso efetiva a sua influencia como meio de inclusão social. Torna-se evidente, portanto, que são necessárias intervenções para que possa ser efetivada com mais engajamento a pratica esportiva como ferramenta de inclusão social. Como: a construção de poliesportivos comunitários com infraestrutura de qualidade proporcionada pelos municípios; projetos de parceria entre o Governo e Universidades para que acadêmicos de pedagogia e educação física auxiliem nas praticas esportivas educativas para a população em praças publicas; incentivo familiar na pratica de esportes e o apoio do Governo à ONGs que disseminam os valores do esporte à jovens carentes.