Título da redação:

Esporte: Direito de todos.

Tema de redação: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 14/09/2015

O esporte segundo o dicionário Houaiss pode ser definido como "atividade física, com fins de recreação ou manutenção do condicionamento corporal e da saúde" ou seja, a prática de esportes é fundamental tanto para contribuição de uma melhor qualidade de vida quanto no combate de doenças ligadas a sedentarização, situação que hoje muitas pessoas se encontram. Com vista a essa definição, a prática de esportes é direito inegável e deve ser investido desde os primórdios da juventude, ou seja, as escolas têm um papel fundamental de demonstrar a importância e impor a prática a todos sem exceção. Entretanto, existe uma visão enraizada em muitos profissionais da educação que dão prioridade a alunos com melhor aptidão excluindo assim os demais, visão que permanece na maioria das escolas em detrimento de uma boa parte que fica a margem de um direito que é de todos. Uma vez que essa visão estereotipada constitui a mente de um profissional da educação boa parte dos alunos são prejudicados e por consequência obtemos números expressivos de pessoas que não tem contanto nenhum com o esporte por se sentir incapaz talvez ou por nunca ter sido incentivado a praticar e dessa maneira obtemos o sedentarismo andando de mãos dadas com o povo brasileiro. É necessário abolir essa visão e tornar o esporte mais igualitário, para amenizar essa situação é viável a implementação de campanhas socioeducativas que visem acolher todos os cidadão que pretendam praticar esporte e também é preciso tonar obrigatório o esporte para todos alunos. Assim, podemos tornar o esporte um aliado e obter uma melhor qualidade de vida.