Título da redação:

Da escola para a vida.

Tema de redação: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 04/10/2015

Lazer. Educar. Desenvolver. Esses são alguns dos benefícios que o esporte pode proporcionar as pessoas. No Brasil, o esporte tem sido ferramenta de inclusão social, entretanto, vem sendo discutido os malefícios que podem gerar. Com uma boa administração e profissionais capacitados, este será indispensável para o progresso do país. Não é de hoje que o esporte é usado para entreter as pessoas, e por possuir regras, é obrigatório nas escolas para disciplinar os alunos. A questão é a forma como vem sendo passados para eles, exaltando os melhores, formando times dos que mais se destacam nos jogos e excluindo os demais. Dessa maneira, também acontece nas classes sociais, a forma como o governo aplica os investimentos esportivos, intensifica a segregação. Tanto na escola, quanto nos lugares que são oferecidos algum tipo de jogos para as pessoas, seja em comunidades, favelas, bairros , é indispensável a atenção igualitária perante a todos, pois a diferença de tratamento influencia diretamente no desenvolvimento pessoal desse cidadão, e cabe aos professores a motivação desses jogadores para que venham ascender em suas trajetórias de vida. A solução, portanto, é o contínuo investimento ,por parte do governo, em lugares carentes, seja com escolinhas de futebol, lutas, entre outros, com profissionais adaptados para o desenvolvimento pessoal desses indivíduos.E para isso, uma boa formação desses futuros professores em suas faculdades, com palestras, oficinas, cursos extras de psicologia; Nas escolas, mais atenção para não preferir tais alunos do que outros, provocando não a competição, mas sim a integração. Dessa forma, juntos, profissionais e governo, desenvolverão um país melhor, com mais igualdade para todos.