Título da redação:

Cidadania e Esporte

Tema de redação: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 28/08/2015

O esporte percorre a história e caracteriza as sociedades e culturas, revelando um caráter não somente físico, mas também ritualístico e de coesão entre os participantes. No Brasil, o futebol ganha os principais holofotes e marca o país internacionalmente, sendo praticado nas mais diversas condições técnicas, revelando certa democracia em sua prática. No entanto, é clara a disparidade de infraestrutura para a prática esportiva em diferentes regiões do país, consequência da exaltada desigualdade social. Muitos esportes - como esgrima, natação ou artes marciais - são inacessíveis a uma grande parcela da população, por falta de estrutura, professores ou condição financeira. Mesmo com tais disparidades sociais, o esporte é claramente uma ferramenta de coesão entre as mais diversas pessoas. Nas escolas é fundamental para formação de amizades e noções de cidadania, desenvolvendo o trabalho em equipe e respeito. Contudo, diante das diferentes condições física e psicológica dos alunos, alguns podem sofrer exclusão pelos demais, mas cabe ao professor trabalhar a situação, reconhecendo os pontos fortes e melhorando os fracos de cada um. O esporte é também uma medida transformadora no combate à violência, criminalidade e depressão, seu incentivo em áreas de maior criminalidade, como as favelas, é essencial para se previnir e, até mesmo, retirar jovens da marginalidade, promovendo cidadania e abrindo oportunidade para formação de atletas, além do incentivo ao estudo por auxiliar na saúde mental. Portanto, é claro que o esporte tem papel fundamental na sociedade, colaborando não apenas para promoção da saúde física e mental, mas também para a formação do cidadão e, consequentemente, diminuição da violência. Para que isso ocorra é necessário a ação da mídia divulgando a importância do esporte; o governo cuidando da infraestrutura e condições econômicas; e ONGs e professores levando e ensinando a prática esportiva nas diferentes regiões, desde escolas regulares até as comunidades carentes, promovendo a prática respeitosa, segura e transformadora do esporte.