Título da redação:

Atividade esportiva: cultura milenar

Tema de redação: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 01/10/2015

Na Antiguidade clássica, sobretudo na Grécia Antiga, as atividades esportivas eram perceptíveis, exemplo disso são os Jogos Olímpicos de Atenas. Na atualidade, essa cultura milenar tem ganhado cada vez mais espaço e valorização, visto que a sua prática oferece múltiplos benefícios. Nesse sentido, vale ressaltar, contudo, dois aspectos: o esporte como uma ferramenta de inclusão social, bem como os efeitos positivos que a interação com o mesmo pode gerar. As disparidades socioeconômicas entre as classes afetam de maneira expressiva o modo de viver daqueles menos favorecidos. Tal situação fomenta, especialmente, a exclusão social e com ela milhares de crianças crescem sem expectativas de um futuro melhor. Além disso, essas crianças integram uma realidade em que o tráfico de drogas e a criminalidade se fazem presentes, deixando-as, portanto, vulneráveis. É nesse contexto que o esporte pode ir muito além de um estímulo físico e possibilitar novas oportunidades, através da inclusão social, com o seu caráter educativo. Além disso, pesquisas científicas mostram que o esporte se faz necessário para o melhor desenvolvimento mental, desperta o trabalho em equipe, estimula a disciplina, melhora a qualidade de vida e o convívio social. Sendo assim, a união entre o esporte e as crianças, principalmente aquelas das comunidades marginalizadas, é uma relação de mutualismo. Pois, milhares de jovens carentes, que antes estariam sujeitas à criminalidade, podem ter um futuro mais digno. Por isso, é válido avaliar maneiras de levar o esporte para essas regiões. Portanto, fica evidente a necessidade de investir em projetos para a ampliação do acesso ao esporte. Para isso, os governos, em parcerias com ONG’S, devem estimular a criação de programas esportivos na rede pública de ensino fundamental e médio de todo o país. Entre as maneiras possíveis de incentivo a prática de esportes estão às competições extraescolares. Pois, assim, a escola não será apenas um ambiente de aprendizado curricular, mas também um instrumento transformador de vidas.