Título da redação:

Arma chamada esporte

Tema de redação: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 31/08/2015

O esporte pode ser considerado a salvação para crianças desfavorecidas,tanto de condição financeira quanto de afeto, não seguirem caminhos prejudiciais. Independente do esporte, sempre existirá pelo menos uma criança que conseguiu superar barreiras através da própria força vontade e auxílio de uma ONG ou projeto social ou até mesmo uma pessoa comum que conseguiu enxergar um vencedor.Portanto, o esporte pode ser considerado a tábua de salvação de muitas crianças e adolescentes que precisam se distanciar dos males que podem aparecem ao seu redor e uma ferramenta inclusiva na sociedade. Afim de salvar crianças e jovens da deliquência, surgiram diversos projetos sociais e ONG que aplicavam no esporte, a esperança para demonstrar novos caminhos a quem precisava. Sempre exaltando que não importa o local onde foi criado, todos deveriam ter oportunidade e direito para buscar um futuro melhor. Usando o esporte como ferramenta, projetos sociais incentivam essa busca em cada criança. Certamente, a presença dos projetos sociais é de grande valia. Seja para criar futuros campeões ou cidadãos de respeito. Vencer nos esportes e na vida, conquistar seu espaço na sociedade como indivíduo íntegro. É importante ressaltar os projetos sociais e as ONGs não podem trabalhar sozinhas, cabe ao Estado oferecer a esses pequenos cidadãos educação de qualidade, segurança e saúde. Pois, o futuro dessas crianças devem ser priorizados para os mesmos não serem excluídos da sociedade como indivíduos ruins. Portanto, o que deve ser empenhado no Brasil é igualdade e respeito dos diretos dos pequenos cidadãos. Dando a oportunidade que os males do seu local de origem, não tracem no seu caminho uma pegada negativa. Onde o esporte faz parte de sua inclusão, valorizado a junção de esporte, educação, segurança e saúde para que os brasileirinhos possam ser vencedores dentro e fora do esporte.