Título da redação:

Os valores morais em detrimento da eficácia dos procedimentos pedagógicos

Tema de redação: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Redação enviada em 17/06/2016

A substancial necessidade de manter ativas as instituições e mecanismos que tornam possíveis a existência de um estado democrático sempre teve como empecilho a sua consolidação as inúmeras divergências entre fatores morais e éticos de seus membros. Nesse contexto enquadra-se a discussão acerca dos projetos de lei relacionados ao movimento escola sem partido, que buscam em primeira instância a restrição da liberdade de expressão e pedagógica dos docentes em escolas publicas e particulares em decorrência de suposta “doutrinação” a valores não aprovados pelos pais. Tendo em vista que isto representa incalculável prejuízo á educação e aos direitos constitucionais dos professores, medidas devem ser tomadas È importante pontuar, a principio, que o procedimento pedagógico só se faz eficaz por meio do dialogo aberto entre professores e discentes. Sendo assim torna-se evidente a necessidade de manter quaisquer tabus , preconceitos e preferências pessoais ou religiosas como um objeto de estudo a ser respeitado , questionado e revisto a luz dos conceitos acadêmicos que o contrastam , afim de estabelecer base racional , educacional e se possível cientifica as crenças, ampliando de modo significativo o papel da educação na vida do aluno. È fundamental pontuar, ainda, que a formação de cidadãos conscientes, críticos e inclinados aos ideais de equidade , tolerância e justiça só se faz possível por meio da convivência com as mais variadas orientações políticas , religiosas e sexuais presentes na sociedade a qual este se insere . Desse modo revela-se o projeto de lei uma falácia, pois na medida que busca isolar o individuo a crenças familiares , este acaba por suprimir a oportunidade de desenvolver ou mesmo de exercer sua cidadania . Por fim, de modo a garantir a conservação da democracia e dos direitos constitucionais, faz-se necessária a adesão de medidas, cabe á legislação melhor estudar a validade e os impactos desses projetos de lei. È dever da mídia e de outros órgãos ligados a comunicação usarem da função apelativa da linguagem para conscientizar sobre o papel da educação na sociedade por meio de palestras , debates e programas com pedagogos . Além disso , cabe as escolas criar vias de comunicação com os pais , por meio de reuniões , enquetes etc...