Título da redação:

O futuro da educação e a alienação do projeto Escola Sem Partido

Tema de redação: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Redação enviada em 28/09/2017

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão", uma das frases célebres de Paulo Freire em que é possível perceber a importância da mediação entre o professor, aluno e o conhecimento. Contudo, com a aprovação do projeto "Escola sem Partido" irá atingir diretamente a atuação do educador em sala de aula, fazendo com que este se limite a expor conteúdos que seja ideológico, político ou religioso impostos no sistema de ensino, podendo, assim causar graves consequências à educação brasileira. A escola tem uma relação dialética, ou seja, é através de um espaço de debates e diálogos entre os docentes e os discentes que estes irão adquirir a autonomia e criticidade para atuar ativamente na sociedade em que vive. Todavia, para que isto aconteça é necessário que os educandos tenham experiências pessoais, por conseguinte, para que o educador não limita-se a ser mero transmissor de conhecimento é necessário exercer a democracia em sala de aula. O projeto em debate surgiu em 2004, sendo o deputado Miguel Nagile o autor que propôs combater a "doutrinação ideológica" com foco na neutralidade de ensino, em 2015 se tornou projeto de lei em que alguns municípios já estão sendo aplicado. Contudo, não estaria esta lei aferindo os princípios da Constituição Federal de 1988, art 206 que fala da liberdade de aprender, ,ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, o pluralismos de ideias e as concepções pedagógicas? Sendo assim, percebe-se o retrocesso ao sistema capitalista, em que a educação era alienada e manipulada pelas classes dominantes, pois a sociedade era imposta a um sistema, sem poder expor o seu ponto de vista. Visto isso, torna-se necessário que a sociedade tenha uma atuação direta para anulação desta proposta, pois foi através de lutas historicamente construídas que o educador e o educando conquistaram a construção do conhecimento mediante ao diálogo entre si, ou seja, tornando, assim, cidadãos críticos, reflexivos e autônimos do Século XXI, que é a intencionalidade da Escola no contexto atual.