Tema de redação: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil
Redação enviada em 08/09/2016
Durante o regime militar no Brasil, com início em 1964, houve uma censura muito grande, sendo proibido a exposição de ideias contrárias ao do governo. Seu fim veio junto com a da ditadura. Não era de se esperar que um ato como este pudesse voltar mesmo que de forma indireta, o que acontece no projeto Escola Sem Partido. Seu objetivo é acabar com a doutrinação política e religiosa em aulas, isso mostra um retrocesso para a sociedade brasileira, já que ela luta incansavelmente por seus direitos, entre eles o de poder se expressar. Este projeto visa neutralizar opiniões de professores dentro da sala de aula por acreditar que suas posições influenciam os alunos, e criminalizar suas ideologias expostas será uma solução. Mas é indispensável levar conteúdos em conflito para os alunos, pois a escola tem de ser um espaço de elaboração de conhecimento, fazendo a formação de personalidade. Ao impedir assuntos que venham confrontar valores, proíbe-se matérias e discussões, exemplo a evolução das espécies, que defronta a ideia criacionista de religiões. O ensino correto humaniza pessoas, é relevante trazer valores da sociedade. A pessoa com função de ensinar dentro de uma classe não deve ter a obrigação de ser neutra, como também não tem o direito de manipular sua concepção sobre algo para os alunos. Estes devem trazer debates que promovam reflexões e fomentar a capacidade intelectual. Quanto ao ocultar notícias, uma das propostas, pode causar alienação perante a realidade, além disso, a diversidade de ideias são muito úteis na construção de um ser. Portanto, a veda da transversalidade em aulas traz um aprendizado não crítico, sem raciocínio ou criação. É necessário uma mobilização por parte do corpo docente das escolas e dos pais para que a lei não seja levada adiante. Quanto ao Ministério da Educação, este deve levar palestras de capacitação aos professores de como conduzir com assuntos relevantes, como também aos pais com estudantes mostrando que não há doutrinação e sim um estímulo de ideias.