Título da redação:

Escola sem partido:regressão cultural

Tema de redação: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Redação enviada em 02/10/2016

O projeto escola sem partido consiste num movimento que prevê a neutralização da educação brasileira,pelo fato de que alguns grupos sociais alegarem que os professores estão lecionando por meio das próprias doutrinações.Tal grupo acredita que o direito de educar deve ser resguardado aos pais,de modo que na sala de aula o professor não possua liberdade de expressão,e que a profissão deles é delimitada apenas a transmitir o conteúdo.A aprovação do projeto pode culminar na retração dos pequenos avanço,pois cria uma ideologia hegemônica que nega a criticidade,base do debate sociológico sobre pluralidade,formando gerações guiadas por meio de um monopólio educacional transmitidos por tais grupos. Os apoiadores do projeto, que acreditam que os pai são os responsáveis pela educação dos seus filhos e que o ensino deve ser neutro de tal maneira que o conhecimento científico do mundo está separado de quaisquer valores presentes na sociedade,não percebem que tal argumento é paradoxal à realidade vivida por eles.Numa sociedade capitalista,a busca pelo reconhecimento e pela lucratividade assumiu o ideário de várias famílias .Contudo,a realização do sonho de várias famílias possui seu preço:dedicação e tempo.Para as realização se tal projeto,o tempo de dedicação,debates e diálogos para com a educação dos filhos se tornou escasso.Assim,se os pais não educam os filhos,cabe às instituições realizarem tais funções visando à formação de cidadãos. A escola é responsável por diversas funções,dentre elas,produzir seres pensantes e contestadores,formar cidadãos prontos para lidarem com as diferenças sociais e preparar o indivíduo para viver em sociedade.É no ambiente escolar que são fornecidos conhecimentos básicos quanto a noção dos direitos civis e deveres,direcionando o aluno a criar um senso crítico quanto ao local no qual está inserido.Por meio de análises críticas próprias o indivíduo passa a ter autonomia para tomar decisões baseado no próprio conhecimento de mundo,de modo a se tornar autônomo,formulando suas opiniões com base nos esclarecimentos fornecidos para escola. A aprovação do projeto pode resultar em regressos sociais,pois a ideologia hegemônica atende apenas uma parcela populacional,o que acarreta um problema,uma vez que a sociedade brasileira é diversa,podendo gerar preconceitos e discriminação às minorias sociais.Além disso,nesse novo ambiente escolar não haveria debates sobre temas públicos como machismo,racismo e homossexualidade.É necessário notar que as sociedades estão em constante alteração,sendo necessário se adaptar a essas mudanças,a fim de respeitar o direito de todos. Por fim,a aprovação da escola sem partido não leva em conta a realidade social,uma vez que consiste num regresso social no qual não há debates sobre temas públicos numa comunidade extremamente diversa,podendo discriminar minorias e retirar-lhes o direitos previstos pela Constituição.Assim,é necessário que os pais se conscientizem sobre as consequências da aprovação do projeto por meio de leituras e pesquisas,uma vez que a aprovação de daquele,gerará indivíduos hegemônicos e com um mesmo pensamento,que é insustentável numa sociedade plural como a brasileira,pois retira os direitos já adquiridos por algumas minorias.Além disso,é necessário que os debates entre as instituições permaneçam como uma forma de criticar valores sociais instituídos e propor mudanças a fim de melhorar a qualidade de vida social.