Título da redação:

"Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Tema de redação: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Redação enviada em 08/06/2016

O Brasil, nos últimos anos, investiu pesado na educação. Com programas sociais garantindo bolsas e financiamentos de estudo, FIES e Prouni por exemplo, esse setor teve um notório desenvolvimento. Porém, ainda assim, o ensino brasileiro precisa de ajustes: excluir o partidarismo nas escolas, parar de embutir opinião nos alunos, e focar em formar cidadãos com senso crítico pluralizado, são algumas formas de conseguir melhorar, ainda mais, a educação no país. A situação da educação brasileira atual pode ser comparada a famosa ''industria cultural'', termo criado pelos sociólogos alemães Theodor e Max, onde a arte é submissa a industria. No caso da educação, professores extrapolam a aula e acabam condicionando a opinião dos alunos sobre diferentes assuntos, como política por exemplo. O resultado desse processo é a formação de cidadãos com opinião industrializada, ausentes de raciocínio crítico perante a dinâmica socioeconômico existente no Brasil e no mundo. No Brasil, país misto de etnias e opiniões, ter um senso crítico é fundamental para uma boa tomada de decisões sociais. Alguém com essa qualidade, discute, raciocina, e forma uma opinião sobre determinado assunto. No entanto, o que se vê, são pessoas polarizando uma sociedade complexa, entre direita e esquerda, sem a capacidade de discutir ideias e entrar em acordo social. Esse problema no ensino se comprova no ranking da educação, composto por 76 países, que , segundo o site de notícias G1,mesmo com a recente melhora, o Brasil ocupa a posição 60. Dado o exposto, é fato que a educação brasileira toma o rumo do desenvolvimento. Conquanto, é necessário abolir o partidarismo nas escolas e focar na formação de um senso crítico nos alunos. Nesse ponto, é essencial que o Ministério da Educação, em conjunto com unidades estaduais e municipais, lance cartilhas e cursos, online e presenciais, no intuito de guiar os educadores para um ensino cada vez mais neutro, bem como, direcionar discussões ,políticas e ideológicas, entre alunos e professores, focando no raciocínio, ética, e democracia, tudo em pró da sociedade.