Título da redação:

Escola: parcialidade e desenvolvimento crítico do cidadão

Tema de redação: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Redação enviada em 05/09/2016

Escola, em teoria, é o ambiente onde tanto crianças como jovens e adultos têm contato com as áreas essenciais para a formação do aluno. Esse aprendizado é ministrado por docentes formados, ou seja, aptos a transmitirem didaticamente o conteúdo. Com relação à isto, está sob análise o “Programa Escola Sem Partido”. O projeto em questão visa alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para que não haja discussões ideológicas e os professores não compartilhem seus posicionamentos políticos em sala de aula, sob pena de detenção que pode variar de três meses à um ano. O argumento utilizado pelos defensores do plano é o de que, em sala de aula, os conhecimentos científicos tornem-se desvinculados das opiniões políticas, sociais e culturais. A problemática presente no assunto é o fato de que o Programa Escola Sem Partido fere o princípio constitucional de pluralidade de ideias cuja função é apresentar ao aluno variadas posições referentes a um determinado tema e este, capaz de refletir, raciocinar e criticar faça suas próprias conclusões. Outra consequência negativa surge no sentido de retrocesso democrático, uma vez que a liberdade de expressão será banida aos responsáveis pela educação caso seja manifestado qualquer posicionamento, assim como ocorreu na ditadura militar em 1964, período no qual educadores foram perseguidos, torturados e assassinados por não serem coniventes às imposições dos ditadores. Deve-se ressaltar o fato de ser impossível a imparcialidade, neutralidade e o “apolítico” na educação, considerando que o ser professor, como relata Paulo Freire, é por si próprio político e, portanto, parcial a tudo o que o rodeia. Em suma, a educação não pode ser neutralizada e restrita a uma única visão de mundo. Pelo contrário, ao lecionando devem ser apresentadas todos os pareceres possíveis para que ele determine qual a concepção mais correta. Além disso, para o desenvolvimento do cidadão, é necessária a ocorrência de debates ideológicos no âmbito escolar em prol da consciência sobre ética e respeito e do desenvolvimento crítico.