Título da redação:

Buscar melhorar ou apenas aceitar?

Tema de redação: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Redação enviada em 14/06/2016

A escola através do trabalho critico e da busca pelo exercício da cidadania deve mostrar a cada individuo seu papel na sociedade, consciente de seus direitos e deveres. Portanto, a escola não deve ser um lugar neutro, pois cabe aos educadores desenvolverem um senso crítico nos jovens. Sendo assim, a escola não deve ser um lugar neutro que omite as ideias que os pais não querem que sejam ensinadas para seus filhos. A esse respeito, Libaneo (1998), afirma que a escola com a qual sonhamos deve assegurar a todos a formação que ajude o aluno a transformar-se em um sujeito pensante, capaz de utilizar seu potencial na construção e reconstrução de conceitos. Desta maneira, pode-se observar que para uma pessoa é de grande importância o desenvolvimento do senso crítico, porque o pensamento só se constrói com a diversidade de opiniões. E, segundo Martin Luther King “O ser humano é aquilo que a educação faz com ele”. Seguindo essa ideia, se a escolha for um ambiente neutro todos os cidadãos se tornarão homens neutros e objetivos. Sem ter conhecido novas ideias acompanhando apenas as que lhes foram impostas. Podendo assim gerar uma estagnação na sociedade. De acordo com Richard Paul: “Pensamento Crítico é uma forma de pensamento – acerca de qualquer assunto ou problema – no qual o pensador melhora a qualidade dos seus raciocínios recorrendo a técnicas que lhe permitem captar as estruturas inerentes ao pensamento e impondo-lhes uma exigência intelectual elevada.” Portanto deve ser elaborada uma lei pelo ministério da educação que seja obrigatório debate em sala de aula durante o ensino médio, para melhorar/ensinar cada um ter sendo crítico sobre os mais variados assuntos. Ficando responsável pela fiscalização a secretária de educação de cada município.