Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Ensino sobre gênero e diversidade sexual nas escolas: necessidade ou doutrinação?

Redação enviada em 12/06/2017

Uma mulher nua.com o braço estendido,evidenciando pelos em suas axilas ao segurar a bandeira francesa.Ao seu redor,encontram-se homens armados e feridos,ilustrando um cenário de guerra.A tela "A liberdade guiando o povo" ,de Delacroix está inserida no contexto histórico de luta pela liberdade,igualdade e fraternidade,representando os sacrifícios enfrentados em prol da ampliação de direitos.Nesse sentido,pode-se concatenar tal manifestação artística à proposta de ideologia de gênero nas escolas brasileiras.Afinal,quais obstáculos impedem a isonomia de direitos entre homens e mulheres? Se por um lado há a necessidade de discussão sobre questões de gênero na grade escolar,deve-se analisar suas motivações sociais.A discriminação,a opressão e a violência sexual e homofóbica são fatos lamentáveis.A sociedade reprime o homossexual e submete a mulher ao machismo e às divergências morais relacionadas ao gênero.Isso,infelizmente,é um obstáculo para a igualdade salarial e liberdade individual,pois através do preconceito e da discriminação,ocorrem a desvalorização feminina e a homofobia. Por outro lado,sob o prisma religioso,tem-se a moral que define e difere homem e mulher.A dificuldade na aprovação desse projeto se justifica na natureza biológica e sexual dos indivíduos.Para os religioso,o debate de gênero nas escolas descaracterizará a noção de família,incentivando a homossexualidade desde a infância.Essa visão é a favor da manutenção da imposição dos papéis feminino e masculino e teme os impactos decorrentes dessa proposta. Tais fatos podem ser analisados à luz de Foucault,em seu livro "História da loucura".Nele,o autor lucidou sobre a influência da moral nos comportamentos humanos.Sendo assim,definiu como "normal" aquele que se enquadra nos padrões socialmente aceitos e "anormal" quem questiona e foge das normas vigentes.Diante disso,pode-se exemplificar o conservadorismo cristão,que anormaliza o relacionamento homoafetivo e impõe comportamentos de gênero aos indivíduos. Desse modo,a polêmica de diversidade de gênero nas escolas deve ser entendida como uma maneira de assegurar o respeito às diferenças e a liberdade de escolha individual. Sendo assim,deve-se ilustrar à sociedade os objetivos dessa proposta educacional,de modo que o preconceito e o conservadorismo religioso não se tornem obstáculos para a isonomia de direito no Brasil. Nessa perspectiva,é papel da escola ensinar o respeito às opções sexuais e diversidade de gêneros,zelando sempre pela liberdade de escolha e convívio harmônico social.Ademais,é dever midiático alertar sobre o preconceito acerca desse assunto,por meio de esclarecimentos em programas de debate.Por fim,caberá ao indivíduo exercer o engajamento social e ético,de modo que a liberdade,um dia,possa guiar o povo,assim como mostra a obra de Delacroix e a igualdade seja a recompensa dessa luta.