Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Ensino sobre gênero e diversidade sexual nas escolas: necessidade ou doutrinação?

Redação enviada em 21/05/2017

A comunidade LGBTT (lésbicas,gays,bissexuais,transexuais e transgêneros),na atualidade,tem conquistado direitos que ,até então,não possuía.Por exemplo,em 2011,a união estável entre indivíduos do mesmo sexo foi reconhecida juridicamente pelo Supremo Tribunal Federal.Apesar disso,percebe-se que a homofobia persiste no país.Dessa maneira,torna-se imprescindível abordar temas como diversidade sexual e questões de gênero nas instituições escolares,caso contrário,a população LGBTT continuará a sofrer preconceito e discriminação,bem como a escola permanecerá a ser um ambiente hostil para esse grupo social. Nesse sentido,nota-se que a omissão da diversidade sexual existente na sociedade,contribui para que não se reconheça a alteridade dos indivíduos e ,por conseguinte, exista a sexualidade considerada moralmente correta e aquela cujo comportamento diverge do estabelecido socialmente,ou seja,cria-se a dicotomia heterossexualidade versus homossexualidade.Tal situação ,reflete-se no número de mortes registradas no Brasil,em 2016,por motivo “LGBTfóbico”, que,segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB) foram ao todo 343. Além disso,não raro,o ambiente escolar torna-se desagradável àqueles que se reconhecem como membros da comunidade LGBTT,seja por sentirem-se excluídos,visto que não se encaixam no padrão imposto pela sociedade em geral,seja por serem vítimas,muitas vezes, da violência simbólica através do bullying e homofobia.Nesse contexto,por consequência do preconceito muitos passam a evitar a escola ou em último caso abandonam os estudos. Desse modo,depreende-se que a abordagem de assuntos relacionados a questões de gênero e diversidade sexual precisa ser realizada nas escolas com o intuito de superar e desconstruir a mentalidade LGBTfóbica que perdura no Brasil.Nesse sentido,cabe ao Ministério da Educação em parcerias com ONGs como a ABGLT (Associação Brasileira de Gays,Lésbicas,Bissexuais,Travestis e Transexuais) disponibilizar materiais e palestras para alunos do Ensino Fundamental que visem não só a mostrar as diferentes orientações sexuais que existem como também a necessidade de respeita-las.Ademais,as escolas devem realizar o acompanhamento de alunos que sofram bullying e homofobia,a fim de que essa situação seja resolvida e não ocorra a evasão escolar desses estudantes. (Não consegui arrumar a estrutura do texto,não desconte nota por achar que escrevi em versos haha)