Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Ensino sobre gênero e diversidade sexual nas escolas: necessidade ou doutrinação?

Redação enviada em 16/04/2017

A constituição de 1998 estabelece que a educação é um direito de todos. Entretanto, os frequentes casos de violência e ódio, no ambiente escolar, com as mulheres e com o grupo LGBTS, fomentam a evasão escolar. Com efeito, um diálogo entre a sociedade e o Ministério da Educação sobre a inclusão do ensino de gêneros e a diversidade sexual nas escolas, é um dos caminhos para combater a intolerância e o machismo. O Brasil é fruto da herança social conservadora. Nesse viés, as pessoas que não se submetem aos padrões, sofrem com a incrédula continuidade de constantes ataques a sexualidade. Assim, a coibição do ensino de gêneros, resulta no estigma da homofobia e sexismo na sociedade brasileira. As doutrinas obsoletas tentam impor que a ideologia de gêneros é uma opressão cujo intuito é desconstruir valores familiares, morais e religiosos. Porém, o preconceito não tem relação com a religião, e sim a pessoa que está sendo intolerante, ao contrário de “doutrinas”, o conceito de gênero afirma que cada indivíduo deve construir sua própria identidade. Além disso, o machismo presente nas salas de aula, gera o preconceito velado e violento. Isso ocorre porque a cultura machista sempre vai considerar a violência contra a mulher ou homossexual, que no caso são minorias na questão de direitos, um problema menor. O sexismo se disfarça de liberdade de expressão, já que no país as pessoas encaram isso como um direito, ocasionando diversos meios de vilipêndio. A necessidade de um ensino sobre gêneros que garanta a igualdade, e repudie qualquer intolerância, urgia no Brasil. Convém, portanto, que o Ministério da Educação promova materiais educativos para a valorização da diversidade sexual, principalmente em livros. A exclusão da questão religiosa nos ensinos, como forma de não promover posicionamentos preconceituosos. Paralelamente, professores devem proporcionar atividades que corroborem a inclusão social com o fito de diminuir a opressão que a minoria sofre. Com essas medidas, a necessidade do ensino sobre gêneros, pode tornar-se realidade.