Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Ensino sobre gênero e diversidade sexual nas escolas: necessidade ou doutrinação?

Redação enviada em 20/03/2017

Na Idade Média, a igreja católica condenava todo tipo de prática sexual não procriativa, podendo ter apenas a relação entre homem e mulher. Já nós dias de hoje, a sociedade persiste em utilizar o heterossexualismo como padrão sexual, e grande parte dessa construção social é feita na infância, no âmbito escolar, precisando então de propostas interventivas para a reversão deste caso nas escolas. O termo utilizado que define a padronização do heterossexualismo como norma é conhecido como heteronormatividade. No livro “A origem da família, da propriedade privada e do Estado" o autor afirma que a família não é consequência da biologia humana, mas do resultado de uma opressão social, o que nos leva a pensar que toda essa construção heteronormativa não tem um fundamento biológico, e sim social, sendo um fundamento construído desde a infância no âmbito familiar e principalmente escolar, pois é onde as crianças iniciam um contato social mais abrangente. Percebemos então, que a não discussão sobre a diversidade de gênero nas escolas, traz consequências negativas para a sociedade, contribuindo para a marginalização de gêneros sexuais diferentes dos já padronizados, em que a criança já cresce com o padrão do heterossexualismo como norma para sua vida, fazendo com que muitos se sintam marginalizados por não se encaixarem a este modelo imposto. Portanto, conclui-se que propostas interventivas são necessárias para solucionar problemas envolvendo o gênero e a diversidade sexual. Em primeiro lugar, o Ministério da Educação deveria promover a implantação de grupos de debate mensais e obrigatórios nas escolas, a fim de ocorrer a discussão e a conscientização dos alunos em relação a diversidade sexual. Além disso, com o apoio do governo, cada escola deveria investir em reuniões que conscientizem e auxiliem os pais e familiares dos alunos nas escolas, para que em suas casas, haja discussões sobre o combate da heteronormatividade, para assim a questão do ensino sobre diversidade de gênero seja uma necessidade e não uma doutrinação imposta pela sociedade.