Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Ensino sobre gênero e diversidade sexual nas escolas: necessidade ou doutrinação?

Redação enviada em 01/03/2017

Muito se discute acerca de medidas para a aceitação da diversidade de gênero na sociedade. Uma delas é o ensino sobre o assunto nas escolas, que visa, em uma análise geral, preparar uma sociedade futura mais consciente. No entanto, tendo em vista o conservadorismo ainda arraigado na sociedade, a proposta enfrenta vários impasses. Desse modo, é necessário abordar e promover o ensino de gênero e diversidade sexual nas escolas. Primeiramente, é importante destacar a polarização ideológica vigente na sociedade atual. O mundo polarizado vivído durante a Guerra fria ainda é uma realidade, mas em escalas menores. A questão de gênero é, muitas vezes, confundida com uma bandeira de um dos ''polos'', sendo, por consequência, deplorada pelos pertencentes ao ''polo'' oposto. Assim, uma causa humanitária que visa uma maior inclusão para indivíduos que são frequentemente relegados da sociedade, vira uma briga política e é vista por um ângulo errônio, o da ''guerra ideológica'', e não o humanitário. Dessa maneira, tem-se a questão da polarização política como barreira para a adesão de projetos imprescindíveis como a educação sobre gênero. Segundamente, é válido pontuar o impacto que as pessoas influentes exercem na sociedade. Demócrito, filósofo grego, elaborou a primeira ideia de átomo como: partícula mínima e indivisível, ideia essa sem nenhuma base experimental, porém foi amplamente aceita devido a sua influência na época. De maneira análoga, fundamentalistas religiosos e extremistas políticos, que possuem grande influência em partes da população, costumam vincular a questão de gênero com ideologias políticas, fazendo com que a grande massa que os segue não tenha a dimensão correta da questão. Dessa forma, essas pessoas influentes destacam-se como impasses à adesão do ensino de gênero. Evidencia-se, portanto, a necessidade de medidas para reverter esse quadro. O Ministério das comunicações deve promover comerciais mostrando a causa humanitária por trás do ensino de gênero. O Ministério da educação deve utilizar a internet- de modo a entrar em contato diretamente com as crianças e jovens- de maneira a ensinar sobre diversidade de gênero e, ainda, firmar parcerias com pessoas influentes na internet, possibilitando o impacto de pessoas influentes em prol dos objetivos supracitados.