Título da redação:

Ensino sobre gênero e diversidade sexual nas escolas: necessidade ou doutrinação?

Tema de redação: Ensino sobre gênero e diversidade sexual nas escolas: necessidade ou doutrinação?

Redação enviada em 30/04/2018

Na série "The Fosters", a diretora do colégio e protagonista da série tenta implantar uma aula sobre gênero e orientação sexual para que as crianças LGBT´s tenham um amparo fora de casa. Contudo, muitos jovens e pais foram contra, o que impediu que isso ocorresse dentro do ambiente escolar. O mesmo se sucedeu no Brasil, quando houve a proposta desse tipo de ensino na grade escolar. Entretanto, a informação acerca da própria sexualidade não pode ser privada, visto que é de vital importância o conhecimento acerca dos meios de prevenção, além da questão psicológica por trás da descoberta de sua própria identidade na adolescência A priori, vale ressaltar que o ensino sexual nas escolas é totalmente voltado para relações heterossexuais, o que caracteriza a exclusão dos adolescentes LGBT. Além disso, como disse Sir Arthur Lewis: "A educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido". Nesse contexto, entende-se que investir na inclusão e na quebra desse preconceito na grade educacional, teria como retorno a diminuição dos casos de doenças sexualmente transmissíveis no país. Ademais, por conta dos preconceitos sofridos por essa comunidade, os jovens LGBT são, muitas vezes, vítimas de doenças psicológicas como a depressão e a ansiedade, o que pode levar, até mesmo, ao suicídio. Um exemplo é no filme "Orações para Bobby", em que o protagonista se suicida depois de sua mãe tentar curar sua homossexualidade. Com isso, entende-se que é necessária minimizar a exclusão dessas pessoas, naturalizando a questão do gênero e orientação sexual e mostrando que todas as formas de existência devem ser respeitadas. Em suma, é necessário que o Governo Federal, em parceria com a secretaria de educação de cada município, implante a educação de gênero nas escolas. Com isso, todos os adolescentes serão representados em ambiente escolar, acabando com o ensino voltado à apenas uma parcela da população. Dessa forma, o conhecimento acerca dos meios de prevenção serão de conhecimento geral, o que resultará em uma maior bagagem de conhecimento para todos os adolescente sobre todas as maneiras de existência.