Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Educação domiciliar: solução para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema?

Redação enviada em 30/05/2018

Os processos históricos nos permitem entender o caráter construtivo que o conhecimento tem em uma sociedade. Entretanto,as formas com que essa essência é transmitida muitas vezes não seja adequado, permitindo com isso,abertura para novas formas de ensino. Nesse ínterim, cabe analisarmos tanto o que leva a escolha pelo ensino familiar quanto entender a consequência disso na formação da criança. Primeiramente, as falhas do sistema educacional brasileiro,infelizmente, envolvem questões além da infraestrutura como, a inadequação do material e da atenção especial e individual ao aluno. Segundo a ANED- Associação Nacional de Educação Familiar- a grande preocupação dos que optam por esse processo é a qualidade da educação oferecida no processo regular. De fato, é inadmissível que mesmo diante de tantos impostos a população tenha a sua disponibilidade algo menos que digno ao alcance da população. Em contraponto,a convivência restrita ao lar pode prejudicar a formação do entendimento social do indivíduo, já que, um dos papeis fundamentais das instituições seja o de proporcionar maior contato com outras formas de cultura e promover maior contato com a diversidade. Para Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Logo, a falta de um modelo adequado de escola não deve,de forma alguma, ser impedimento para o crescimento e desenvolvimento da consciência de um país. Sendo assim, independente do formado escolhido o direito à educação não deve ser restrito ou se ater aos empecilhos legais. Portanto, o Governo junto ao Ministério da Educação deve reformular o ensino básico através de material didático, por meio de novas áreas de conhecimento como música, arte, culinária que possibilitem uma maior integração entre os alunos. Ainda, por meio de lei, assegurar o direito daqueles que optarem pelo aprendizado domiciliar, fornecendo fiscalização e provas mensais aplicadas por meio de agentes a fim de avaliar e manter a regularidade da didática escolar. Dessa forma o conhecimento, como dito por Mandela, poderá se tornar o agente transformador do nosso país.