Título da redação:

Aristóteles tinha razão

Tema de redação: Educação domiciliar: solução para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema?

Redação enviada em 30/10/2018

Em meados do século XX, o escritor austríaco Stefan Zweig escreveu um livro cujo título permanece até hoje no imaginário da população brasileira: "Brasil, país do futuro". Contudo, com os atuais empecilhos na qualidade das instituições educacionais, nota-se que a profecia otimista do autor não saiu do papel, visto que o número de pais que optaram por educar os filhos dentro de casa cresceu de maneira significativa nos últimos anos. Por essa razão, é necessário analisar a importância da socialização das pessoas nas escolas e como a falta de infraestrutura delas influenciam à educação domiciliar. A princípio, é possível perceber que o convívio nas esferas educacionais é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos. Nessa perspectiva, segundo o filósofo da antiguidade Aristóteles, o homem é um animal político. Sob tal ótica, observa-se que a socialização fora do âmbito familiar é um processo importante para o amadurecimento das crianças e dos adolescentes, pois estimula a compreensão do mundo em que vivem. Desse modo, a educação dentro de casa sem uma interação com o diferente pode causar problemas futuros no quesito social. Outrossim, a negligência das escolas está entre as causas dos pais aderirem a educação domiciliar. Nesse contexto, segundo a Constituição Federal de 1988 - norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro - são assegurados o direito ao ensino inclusivo a todos os cidadãos. No entanto, isso não é colocado em prática, haja vista que, pessoas que possui alguma limitação física, como cadeirante de rodas, encontram enormes dificuldades de se locomoverem pelo ambiente escolar. Hoje, é comum ver nas instituições várias escadas e, muitas vezes, sequer sem nenhuma rampa para esse grupo vulnerável. Dessa forma, tal ineficácia do sistema vigente faz com que os pais eduque as crianças dentro de casa. Infere-se, portanto, que há entraves os quais necessitam ser revertidos. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Estatuto da Criança e do Adolescente, implantar nas escolas o programa "Socialização educacional", com o objetivo de garantir um funcionamento de qualidade nas instituições. Isso ocorrerá mediante a fornecimento de verbas para construção de melhorias escolares, maior capacitação dos professores em atender os anseios dos pais e reunião com eles para expor os malefícios da educação domiciliar. Essas medidas têm a finalidade de atenuar o crescimento dessa prática e promover maior qualidade de ensino presencial. Logo, poder-se-á construir um futuro de que Zweig possa se orgulhar.