Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: ENEM 2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Redação enviada em 06/11/2017

Caro corretor, a redação abaixo é acerca da proposta de redação do enem 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Obrigada. Na Constituição de 1988, reconhecida por muitos como a "Constituição Cidadã", garante a todos os brasileiros seus direitos sociais, políticos e civis. No entanto, esses não chegam à diversas parcelas sociais, principalmente, os indivíduos que possuem alguma deficiência. Deve-se reconhecer que os surdos, diferentemente dos outros portadores de necessidades especiais, são os únicos que se comunicam por outro código de comunicação, a Linguagem Brasileira dos Sinais -LIBRAS-. Destarte, a formação educacional deles é um grande desafio, por conta da falta do fomento na instrução da linguagem dos sinais aos demais brasileiros. É relevante abordar, primeiramente, que dentro das universidades há grande oferta no ensinamento da linguagem dos sinais, porém, há pouco interesse por parte dos alunos. Logo, existe uma grande dificuldade nas interações sociais no cotidiano dos surdos. Dessa forma, a estrutura educacional deles, no Brasil, é muito deficitária pela falta de falantes da linguagem brasileira dos sinais. De tal forma que é necessário haver uma reforma na educação realizado pelo Ministério da Educação e da Cultura -MEC-. Em consequência disso, os surdos não conseguem se desenvolver dentro da sociedade brasileira por apresentarem um nível instrucional baixo. Deve-se mencionar o pensador grego Pitágoras: "eduquem as crianças e não será necessário punir os homens". Diante dessa citação é importante ressaltar que o papel transformador da escola acerca dessa problemática é falha, afinal, sua concepção não está voltada para a formação de cidadãos preocupados na inclusão dos demais. Portanto, os brasileiros não são incentivados a se qualificar em LIBRAS, o que faz ser o grande impasse na educação dos surdos. Então, cabe ao MEC reformular o projeto pedagógico de ensino básico deles por meio da qualificação dos profissionais da educação na linguagem dos sinais a fim de aumentar o número de falantes dessa língua e tornar crível a inclusão desses deficientes auditivos nas escolas. Tal proposta visa tornar menos problemático a formação deles com o objetivo que se desenvolvam dentro da sociedade vigente.