Título da redação:

Dignidade fragilizada

Tema de redação: ENEM 2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Redação enviada em 06/11/2017

A República Federativa do Brasil configura-se Estado Democrático de Direito e tem como objetivo fundamental a redução das desigualdades. Entretanto, a desigualdade no tratamento educacional de surdos no Brasil do século XXI, põe em risco a aplicabilidade plena desse princípio. Todavia, não é razoável que, o país que busca ser Estado desenvolvido, possa permanecer indiferente a fragilização da sociedade. A princípio, o preconceito impede que os surdos possam se inserir na educação. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a violação dos direitos humanos não está somente no embate físico, ela está -sobretudo- na perpetuação de preconceitos que atentam contra a dignidade humana. Ocorre que se enraizou, na sociedade brasileira, o preconceito e o estereótipo da fragilização física e social de pessoas com limitações auditivas que, contribui para a marginalização dessas pessoas e desmotiva, até mesmo, a família a matricular parentes surdos na escola. Com efeito, enquanto o preconceito persistir, a sociedade será obrigada a conviver com um dos problemas mais graves para o cidadão: a fragilização da dignidade humana. De outra parte, o Estado procura integrar, mas falha na inclusão. A esse respeito, é sabido que apenas colocar o aluno surdo dentro da sala de aula não contribui para o seu desenvolvimento, de modo que, além do acesso físico -a integração-, deve haver uma educação que inclua todos os alunos - a inclusão-. Ocorre que em muitas instituições de ensino, por falta de investimentos, ainda carecem de professores de Libras, o que impossibilita a educação de pessoas surdas. Nesse sentido, a omissão do Poder Público vai de encontro ao que se refere a Carta Magna: construir uma sociedade livre, justa e igualitária. O direito à educação e à dignidade, portanto, precisam ser assegurados na prática, como prevê a Constituição Federal. Sendo assim, o Ministério da Educação deve destinar uma maior disponibilização de verbas para o curso de Libras. Essa iniciativa teria a finalidade de incentivar e aumentar a formação dos profissionais no curso de Libras e, assim, incluir o aluno surdo na educação. Inclusive, a ação do MEC é importante porque essa entidade tem a função constitucional de garantir a educação inclusiva e evitar que se perpetue, no Brasil, a dignidade fragilizada.