Título da Redação: A má escolha do jovem brasileiro

Proposta: Desafios para a diminuição dos índices de evasão universitária no Brasil

Redação enviada há 2 meses por usuário anônimo.


Desistir é um ato comum a todo ser humano, quando existe insatisfação e a saída da zona de conforto, o homem tende a abrir mão de algo. E tal verdade é presente na vida de jovens universitários já que entra ano e sai ano e o numero deles
saindo das universidades vem aumentando, levando a uma juventude incerta e frustrada de seu futuro.
O individuo passa pela faculdade em busca de um sucesso profissional mais garantido. Mesmo sendo difícil o egresso, o índice de desistências, de acordo com o Censo de Educação superior, é de 54% no ano e o que leva a isso são alguns fatores: insatisfação com o curso, a falta de recursos e a falta de tempo por muitas vezes conciliar trabalho e faculdade, ou seja , gira em torno de dois âmbitos dinheiro e mas escolhas.
Ao concluir o ensino médio, com 17 - 18 anos a escolha do que vai fazer pelo resto da vida é feita, muitas vezes sem o auxilio de nenhum profissional, ou recursos, o estudante opta por aquilo que é muitas vezes mais fácil. É um fardo pesado a escolha do curso, já que deve-se levar em cota a felicidade para o resto da vida, a aptidão ou dom para certas áreas e com uma idade tão nova e muitas vezes a falta de vivência profissional, acaba sedo um tiro no escuro.
O outro fator é a renda, a falta de recursos e oportunidades o que leva a um numero alto de desistências. Em virtude da atual situação econômica do Brasil, largar a faculdade para seu sustento é uma realidade, e muitas vezes manter os dois é inviável . Existem aqueles também que conseguem bolsa mas que as abandonam pois não conseguem cumprir com as parcelas.
Para minimizar esse fluxo de desistências, Cabe ao ministério da educação disponibilizar nas escolas, palestras, psicólogos e a aplicação de testes vocacionais orientando assim o individuo a uma melhor escolha. Cabe ao Governo e os diretores universitários ampliarem as oportunidades ao egresso universitário, abrindo mais turmas ao longo do ano, disponibilizado mais bolças de ampla concorrência e cotas e dessa forma haverá uma juventude mais qualificada para o mercado de trabalho e uma diminuição na estatística de desistências.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018