Título da redação:

O quarto poder

Tema de redação: Democratização da Informação no Brasil: Existe, de fato, liberdade de informação?

Redação enviada em 02/06/2016

Partidária, alienante e parcial. Com essas características tem sido conduzidas as informações no Brasil. Diante da necessidade da classe dominante de homogeneização da opinião pública, o poder midiático é, corriqueiramente, corrompido em favor do controle social. Com isso, o conceito de democracia, mais uma vez, encontra-se deturpado mediante suas recorrentes violações. Logo, é necessário, por parte da população, um maior grau de criticidade perante as informações transmitidas. Em 1939, sob um governo autoritário, Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda com o objetivo de manutenção da ordem social. Atualmente, apesar de amplamente difundido os preceitos democráticos, a prerrogativa de controle social se utilizando da manipulação de informações, propagadas pela mídia, persiste. Fato esse é decorrente de uma imprensa de caráter privado ligada a interesses burgueses e desprovida de intervenção estatal. Configurando assim, notícias fundadas em inverdades a favor de uma elite, as quais, privam a população de uma democracia informacional. Outrossim, uma vez que essas informações pertencem à esfera globalizada da sociedade contemporânea, a velocidade de transmissão destas garante a rápida propagação no ideário social. Além disso, o descaso populacional sobre a qualidade de informação recebida, associada a um baixo grau de instrução da sociedade, corroboram a aceitação fácil e gradual de notícias altamente tendenciosas. Sendo assim, a disseminação de informações desvinculadas de preceitos morais tende a continuar. Faz-se necessário, portanto, que o governo promova um canal aberto que apresente informações imparciais e desprovidas de sensacionalismo. Importante, também, a criação de leis que coíba a propagação de inverdades, bem como a instituição de campanhas as quais alertem para o caráter tendencioso da atual mídia brasileira. Ademais, é imperativo que instituições de ensino trabalhe no aguçamento do senso crítico infantil, por meio de aulas e palestras sobre o assunto. Assim sendo, se alcançará uma sociedade mais crítica e bem informada.