Título da redação:

Liberdade censurada

Tema de redação: Democratização da Informação no Brasil: Existe, de fato, liberdade de informação?

Redação enviada em 02/06/2016

As inovações tecnológicas trouxeram mudanças sociais comparáveis após a Revolução Industrial. O aumento da informação e da mobilidade proporcionaram o crescimento do setor econômico e da sociedade de consumo que contribuíram para moldar a sociedade que vivemos. Todavia, a liberdade de expressão torna-se ilimitada quando influencia positivamente e negativamente, engana e divulga múltiplas informações, levando-se a ideia de qualquer é livre para se expressar na forma que quiser. Durante a Ditadura Militar, qualquer tipo de expressão que ferisse á conduta da época sofreria graves repressões. A liberdade foi restringida, a imprensa controlada e a opinião pessoal era duramente censurada. Trinta anos após o fim da ditadura, a informação tornou-se o principal meio de comunicação no mundo globalizado, permitindo a expansão da informação. Porém, todo esse avanço tecnológico trouxe conflitos de interesses, já que há diversas opiniões, influencias, além da falsa ideia de liberdade de expressão que está camuflada nas redes sociais e nas mídias televisas. É comum nos deparamos com omissão de fatos fundamentais para o país. As ações políticas são um exemplo claro disso, que conduz os cidadãos à conclusões muitas vezes equivocadas, tornando-os alienados e ignorantes diante de uma verdade equivocada. Diante dessa situação, é importante avaliar qualquer tipo de informação, buscar fontes imparciais e praticar o habito de múltiplas leituras, assim formando uma opinião refletida sobre o assunto. Logo, é evidente que a imprensa têm manipulado as informações que deveriam ser passadas de maneira direita e subjetiva para a população, isenta de posicionamento ideológico, para que cada cidadão interprete aquela informação á sua maneira. Sendo assim, é fundamental que o Governo e a população reformulem a mídia, selecionando e fiscalizando tudo o que é passado nos meios de comunicação. As escolas devem desenvolver o senso crítico de seus alunos, ensinando a verdadeira ética em todos os setores da vida, enfatizando o respeito com a opinião do próximo. Assim, o conjunto dos meios de comunicação e a população se tornarão aliados frente a sua realidade, exercendo seu direito de cidadãos ativos em todos os âmbitos da democracia.