Título da redação:

Informação e democracia

Tema de redação: Democratização da Informação no Brasil: Existe, de fato, liberdade de informação?

Redação enviada em 06/06/2016

Graças ao advento da internet teve-se a hipertrofia do modelo midiático vigente, que multiplicou a propagação da informação, no entanto, apesar disso, os meios de comunicação ainda não operam a favor da democracia da informação. Nesse contexto, a falta de compromisso democrático de certos veículos de mídia coloca em dúvida a existência da liberdade de informação no Brasil, uma vez que, muitas vezes, interesses econômicos e políticos colocam-se à frente da cidadania. Por serem, de maneira geral, empresas privadas, os meios de difusão de informação são movidos pela busca ao lucro. Dessa forma, o poder econômico tem grande influência na forma que operam como formadores de opinião. Como se vive em uma democracia representativa, a opinião pública é de extrema relevância, entretanto são os ideias da classe dominante que dominam grande parte dos meios de comunicação, visto que é ela que detém o capital. Em consonância a essa problemática, tem- se o período eleitoral no qual a opinião das massas sofre influência direta do poder econômico e político. Isso ocorre à medida que são os grandes partidos - que geralmente defendem interesses da minoria - aqueles que possuem maior tempo de concessão de propaganda eleitoral, já que possuem o capital para isso. Dessa maneira, percebe-se que as diretrizes comerciais da imprensa representam um entrave à democracia. Portanto, frente a essa análise crítica, percebe-se que não existe liberdade de informação no Brasil, já que o modelo midiático ciente de sua influência nos cidadãos defende as ideias da classe dominante. Desse modo, para equacionar esse quadro, é preciso que o Estado normatize o campo de propagandas eleitorais de forma que todos os partidos tenham o mesmo tempo de concessão, para que, dessa forma, o capital tenha menos poder sobre a população. Além disso, é preciso que ONG’s atuem de forma a conscientizar a sociedade sobre como o poder econômico influencia os meios de comunicação e assim estimular o pensamento crítico. Dessa maneira, poderá ser possível haver liberdade de informação na sociedade brasileira.