Título da redação:

INFORMAÇÃO DE CABRESTO

Tema de redação: Democratização da Informação no Brasil: Existe, de fato, liberdade de informação?

Redação enviada em 03/06/2016

A informação antes acessível apenas aos mais importantes e influentes homens, foi sendo difundida para as demais camadas sociais por consequência do advento de tecnologias como à imprensa e posteriormente o rádio. O acesso à informação hoje, no Brasil, pode ser praticamente generalizado. Mas tal informação difundida atualmente pode ser considerada justa e não tendenciosa? As informações produzidas por meios como TV e rádios podem ser, de alguma forma, baseadas em interesses, na qual alguém, seja físico ou jurídico, será beneficiado ou prejudicado. Há de se considerar quem está por trás das informações difundidas, pois esses podem estar vinculados a favores, interesses ou até mesmo suborno. Não é necessário esforço para encontrar políticos associados à emissoras de rádios, sócios, como o Senador Aécio Neves (MG) e mais 39 políticos do âmbito federal, evidenciando vínculos políticos que certamente não são saudáveis a liberdade de informação. Hoje, sem dúvida, o acesso à informação é bastante considerável, segundo o IBGE de 2010, cerca de 95% das residências têm ao menos uma TV, mas no tocante a internet, onde a informação pode ser mais bem filtrada, menos de 50% tem acesso. Os hipertextos e a dinâmica da internet são grandes diferenciais, mas o que requer mais atenção é a autonomia de conteúdos independentes, desvinculados de qualquer grupo político, em que tendem a demonstrar fatos por fator, não por supostos interesses, e tendo como aditivo a facilidade de desvincular inverdades criadas pelos demais meios. Portanto, fica evidenciado que o controle de poder está presente nos meios de informação e comunicação. O Ministério Público Federal deve intervir nas associações de figuras públicas com empresas concessionárias de serviço público, como diz explicitamente o Art. 54 da CF, fazendo valer a lei e amenizando os supostos tráficos de influência ou suborno mediante divulgação de notícias favoráveis à figuras ou entidades políticas, além do incentivo do Governo Federal de expandir e viabilizar o acesso a internet para a maioria dos cidadãos brasileiros, pois com a internet, a informação não estará apenas nas mãos dos grandes meios de comunicação, cabendo ao receptor formar sua própria opinião.