Tema de redação: Democratização da Informação no Brasil: Existe, de fato, liberdade de informação?
Redação enviada em 16/07/2016
Historicamente, a propagação de informação é imprescindível à manutenção do poder. Durante as grandes guerras, a propaganda influenciou substancialmente os resultados dos confrontos. Atualmente, a democratização da divulgação de dados no Brasil está distante da realidade, pois a classe mais poderosa controla os indivíduos fazendo uso desses meios. Outrossim, não há acessibilidade para todos aos meios mais democráticos de conhecimento. A internet é um dos meios de comunicação mais igualitários, haja vista a pluralidade de informações e armazenamento de bens culturais disponibilizados para navegação. Entretanto, esta não está disponível a todos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas cerca de 49% dos brasileiros usufrui desse acesso, o que ratifica que não existe, verdadeiramente, liberdade quanto ao alcance do conhecimento. Para o filósofo alemão Karl Marx “a ideia da classe dominante é a ideia dominante”, portanto, os que têm mais poder utilizam os meios de comunicação para controlar a população. Isso acontece principalmente por conta do baixo nível crítico da maioria, que é levada a acreditar em informações falaciosas sem o devido ceticismo e pesquisa mais profunda. Diante de um quadro em que a informação democrática não alcança a maioria e da falta de senso crítico, demanda-se da União, junto às esferas municipais e estaduais do poder, a criação de pontos de acesso à internet onde haja gratuidade para os indivíduos de baixa renda e que se ofereça cursos preparatórios à realidade virtual. Cabe ao Ministério da Educação, em parceria com os movimentos escolares, a implementação da grade escolar com conteúdo de filosofia e sociologia, aplicados ao cotidiano hodierno, que instigue a criticidade com relação a qualquer mídia, levando-se em conta a influência dos mais poderosos.