Título da redação:

Fazendo a melhor compra

Tema de redação: Consumo consciente: como minimizar o impacto do nosso consumo no planeta?

Redação enviada em 26/09/2015

Vivemos em um mundo capitalista, no qual o consumo é exaltado. Nesse sentido, o impacto que causamos no planeta assume grandes proporções, de modo que se torna fundamental, não só refletir sobre o ato de produzir e consumir em si, como também procurar formas para amenizar esse impacto, tendo sempre em vista a construção de uma sociedade com consciência socioambiental. Desde a época em que o homem surgiu na Terra, ele já intervinha na natureza. No entanto, enquanto no período Paleolítico os objetos eram confeccionados em pedra lascada, por exemplo, nos dias atuais, com o avanço da ciência e das tecnologias, nossa espécie passa a desenvolver sistemas de produção bastante complexos. Nestes, há a participação da agricultura, da indústria, dos transportes e, em todos eles, a poluição está presente, a qual, de uma forma ou de outra, está associada ao aquecimento global, chuva ácida, contaminação do solo e de mananciais, entre outros impactos ambientais. Concomitantemente, a publicidade se encontra cada vez mais presente na vida das pessoas, seja por meio de propagandas em canais de televisão, outdoors nas ruas ou anúncios na internet. Visto isso, observa-se que técnicas de marketing contribuem muito para que os indivíduos consumam mais – e produzam mais lixo também, uma vez que o descarte de produtos usados aumenta –, já que elas associam o ato da compra à felicidade. Em grande parte das publicidades é comum ver pessoas sorrindo, junto ao produto a ser comercializado, o que demonstra tal associação. O consumo na sociedade capitalista, portanto, está amparado em um sistema que incentiva a compra em demasia. É de suma importância, pois, que os cidadãos sempre reflitam sobre suas reais necessidades antes de comprar um determinado produto. As escolas podem colaborar nesse sentido ao trabalhar com os alunos mais temas relacionados ao consumo consciente, fazendo com que os jovens se tornem mais críticos ao se depararem com uma publicidade que os induzam a consumir. Não obstante, o governo e ONG’s podem criar projetos que analisem o processo produtivo de empresas e, contatando-se que são ambientalmente corretas, ofereça a elas a oportunidade de colocar nos rótulos de seus produtos um selo de sustentabilidade, dando aos consumidores, assim, mais informações para que façam a melhor compra.