Título da redação:

Consumo Inconsciente: Autodestruição

Tema de redação: Consumo consciente: como minimizar o impacto do nosso consumo no planeta?

Redação enviada em 04/09/2015

Desde a Revolução Industrial, o êxodo rural se desenvolveu consideravelmente, contudo começaram a surgir cada vez mais empresas e o consumo para mantê-las em funcionamento está cada vez mais exagerado, portanto, esse, se de forma inconsciente, gera graves problemas, dentre eles está a questão ambiental. O trabalho de comunicação e marketing é, através de sua linguagem apelativa, responsável por ajudar a formar um cidadão consumista. Percebe-se que no Brasil há propagandas ligadas ao público infantil que induz o consumidor a comprar algo, que em casos é extremamente supérfluo, desde cedo. Com o avanço tecnológico, muitos aparelhos são adquiridos, celulares, computadores, impressoras e o que os alimenta, como, fontes pilhas e baterias, esses equipamentos quando não mais utilizados são descartados de maneira incorreta, o lixo eletrônico quando depositado no ambiente libera substâncias tóxicos que contaminam o solo, prejudicando não só ambiente, mas o próprio homem que, talvez, use esse solo para atividades agrícolas, podendo sofrer problemas de saúde futuramente. Com a globalização, percebem-se, várias marcas internacionais no Brasil, como a Nike e o Mc Donalds que auxiliam na formação de um cidadão consumista com diversas estratégias de marketing, além disso, o descarte incorreto das embalagens, como as sacolas plásticas, em que esses e outros produtos são vendidos no Brasil, quando depositadas no ambiente demoram anos para se decompor e atrapalham o ciclo das cadeias e teias alimentares. O consumo inadequado da água é outro fator, São Paulo, por exemplo, passou e ainda vem passando por uma seca alarmante nos reservatórios, além disso, o rio Tietê que corta a grande São Paulo, está praticamente um esgoto a céu aberto, devido à poluição. O Estado deve intervir desde já com leis que diminuam as propagandas em determinados horários, campanhas de conscientização e projetos objetivando o consumo consciente, oficinas em escolas e comunidades, que reutilizem embalagens, como as garrafas pets, e palestras que eduquem a população de que o consumo inconsciente abrange problemas prejudicais para o meio ambiente e para a própria sociedade.