Título da redação:

Consumir conscientimente : muitos desejam poucos conquistam

Tema de redação: Consumo consciente: como minimizar o impacto do nosso consumo no planeta?

Redação enviada em 03/07/2015

Quando o assunto é consumo consciente, a maioria das pessoas dizem que desejam mudar seus hábitos, mas na prática a realidade é outra, visto que segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), somente dois de cada dez brasileiros, são consumidores plenamente conscientes. Tendo em vista que, os entrevistados interpretam de forma diferente o real sentido do consumo consciente, uma vez que, não priorizam no seu cotidiano ações que beneficiam o meio ambiente. Em relação a pesquisa, os resultados mostraram que as pessoas atualmente visam o consumo consciente como algo que traz somente benefícios financeiros, e não como ações que ajudam a preservar o meio ambiente. Falta nos indivíduos um pensamento amplo, onde estes possam observar que consumir conscientemente é garantir um meio ambiente saudável para as futuras gerações, é acabar com maus tratos sofridos por animais em testes de produtos que causam reações alérgicas, é reduzir o número de sacolas plásticas na natureza e somente como resultado das boas ações o ganho financeiro. Além disso, é característica da sociedade não priorizar no seu cotidiano ações sustentáveis, pois ainda em relação à pesquisa, 47% dos brasileiros dizem não separar o lixo reciclável, apesar de reconhecer que é um dever de todos, uma porcentagem alta dos entrevistados assumiram que priorizam comprar produtos piratas por terem preços acessíveis. Somando a isso, grande parte da população ainda cultiva o hábito de substituir um produto com defeito por um novo ao invés de procurar conserto, aumentando assim a quantidade de lixo e o devastando da natureza. Vale também ressaltar, que a maioria dos consumidores se defendem quando não realizam ações sustentáveis usando argumentos como: a falta de tempo, devido a correria do dia à dia, esquecimento, por serem ações insignificantes e que não requerem obrigatoriedade, e outros dizem não saber como agir, argumentando não ter conhecimento sobre qual produto é sustentável, quais ações são corretas, dentre outras dúvidas. Esses argumentos comprovam apenas que o que falta nas pessoas é priorizar, se informar e refletir sobre o quão benéficas suas atitudes seriam, não só para a coletividade, mas para si próprio. Desse modo, é possível afirmar que o consumo consciente ainda não é característica da sociedade atual. O governo deve investir em campanhas publicitárias, que mostre de forma clara os impactos de pequenas ações do cotidiano na natureza e de como evitá-las com atitudes sustentáveis. A escola deve promover palestras, ministradas por profissionais especialistas em consumo consciente para assim formar consumidores informados e que promovam a diferença na sociedade e os indivíduos devem se reeducar e priorizar ações corretas como reduzir, reutilizar e reciclar, para que assim possamos dizer que consumimos conscientemente. Ao professor (a): Gostaria de dicas sobre título pois perco mais tempo fazendo o título do que a própria redação rsrsrs!!!