Título da redação:

Ação humana versus Reação da natureza

Tema de redação: Consumo consciente: como minimizar o impacto do nosso consumo no planeta?

Redação enviada em 21/10/2015

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, com a diferenciação social, diminui a percepção coletiva. Essa diferenciação, fruto do capitalismo, tem gerado um grande impacto no planeta, uma vez que quanto mais se tem, mais se consome, fator que entra em contraste com a ideologia do consumo sustentável. Deve-se levar em consideração, primeiramente, que não é recente a preocupação mundial em desenvolver um consumo consciente, já que, desde a Primeira Revolução Industrial, a exploração de recursos naturais, – em inúmeros casos, não renováveis - como, por exemplo, carvão mineral e petróleo, se intensificou. Com isso, conferências como a Rio+20, ocorrida no Brasil, e o Protocolo de Kyoto, de 1998, que visa reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, são realizadas a fim de discutir ideias que minimizem o abalo do consumo humano no planeta. Entretanto, nota-se que os setores sociais que mais exploram os recursos naturais são o industrial – em especial, a indústria automobilística - e o agronegócio e, em se tratando do Brasil, são as atividades econômicas predominantes. Todavia, a população também é participante desse processo, sabendo-se que, em média, uma família brasileira desperdiça, por dia, cerca de um quilograma de alimento. Além disso, o consumo exacerbado de eletrônicos acarreta outra problemática: o volume de lixo eletrônico produzido, em destaque, nos países desenvolvidos, é alarmante, sendo que grande parte dele não é descartado apropriadamente e sequer foi consumido por necessidade. Vale ressaltar que a 3° lei de Newton, na qual ele afirma que toda ação gera uma reação, aplica-se a essa conjuntura, pois as consequências da ação humana no planeta já estão manifestando-se no agravamento do efeito estufa, na extinção de espécies, e até mesmo no desaparecimento de rios. Fica evidente, portanto, a necessidade de haver uma maior conscientização social sobre o que é e como pode ser praticado o consumo consciente, que deve ser realizada pela mídia, em parceria com o governo e com ONGs, por meio de publicidades, campanhas e palestras. Ademais, medidas que propõem uma produção sustentável devem ser tomadas por indústrias e produtores agrícolas, tais como, a utilização de energia renovável. Diante disso, a consciência coletiva, retratada por Durkheim, se fará presente de forma plena, idealizada na sustentabilidade do consumo consciente.