Título da Redação: Uma sociedade conjunta se faz com oportunidades

Proposta: Como promover a inclusão social de ex-presidiários no Brasil

Redação enviada há mais de 1 ano por usuário anônimo.


Não se pode negar que, atualmente é de extrema dificuldade a inclusão de ex-detentos na comunidade social. A frase comumente usada por muitos indivíduos diz que, "bandido bom é bandido morto" transmite uma mensagem que distancia cada vez mais, as chances dessas pessoas serem ressocializadas e respeitadas, criando assim uma cultura influenciadora que afeta a promoção da inclusão de ex-presidiários no Brasil.
No mercado de trabalho essa situação é duas vezes mais difícil, sendo comum o a empresa ou contratante interpretar essas pessoas com seu passado criminoso e negligente, sendo a falta de confiança uma dos maiores problema.
Outro fato é o ambiente hostil e irregular que se encontra as penitenciarias e presídios do país, em sua maioria os inúmeros presos dividem selas pequenas e superlotadas, sem nenhum cuido higiênico. Fazendo com que esses carcerários se sintam menosprezados construído dentro de si uma personalidade anti-social, rancorosa e indesejável, cometendo novos crimes, mesmo que depois de cumprido com a justiça seus anos de punição voltem para o mesmo ambiente de antes.
Vale salientar que o processo de ressocializar uma pessoa ou grupo é de maneira lenta, que requer esforços contínuos e proativas. É preciso que se crie uma empatia pelo próximo, sem qualquer tipo de discriminação, preconceito e maus-tratos.
Contudo, diante dos fatos apresentados uma solução faz-se necessária. Primeiramente o governo deve-se adotar políticas públicas em combate a delitos, criando em todo país, mais especificamente em regiões marginalizadas e com índices maiores de criminalidade e nos presídios, projetos e cooperativas que, atuem com a educação e esporte e capacitações meios para melhorar a vida das pessoas. Leis também devem serem criadas para estabelecimentos contratarem ex-detentos. A abordagem nas mídias de comunicação a respeito da necessidade de se dar uma segunda chance a essas pessoas é essencial. Sendo esses os meios para se atingir uma sociedade conjunte e de oportunidades.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018